Você sabe o que é pós-venda e quais são seus benefícios?

A qualidade na hora de realizar uma transação de venda talvez seja a maior preocupação de quem comanda um negócio. Estratégias para aumentar e manter a margem de lucro na hora das negociações fazem parte da rotina de toda empresa. 

Porém, ao dar tanta atenção ao volume de vendas, um outro item também muito importante acaba ficando esquecido na hora do planejamento dos fluxos e das planilhas mensais: o pós-venda!

Ter qualidade na hora de vender é o que vai garantir a satisfação do seu cliente e influenciar diretamente a maneira que ele verá a sua marca dali pra frente. Assim, é essencial perceber que uma venda não termina quando o cliente sai da loja.

Por isso, o contato pós-venda é um diferencial para qualquer negócio, e é a partir dele que você conseguirá medir o nível do seu atendimento segundo o olhar do cliente. Mas, você sabe o que é pós-venda? Descubra agora mesmo o que isso significa e quais são seus benefícios!

O que é o pós-venda?

O pós-venda é, basicamente, uma ferramenta de relacionamento com o cliente, e é por isso que a empresa precisa adotar algumas ações para contactar o cliente após alguma transação comercial.

A princípio, a ideia é medir o nível de satisfação do consumidor com a marca e com a compra realizada, ouvindo sua opinião e tomando notas. Nesse primeiro momento surgem algumas oportunidades importantes, como o esclarecimento de dúvidas por parte do cliente ou, até mesmo, a identificação do interesse por um novo item — o que o leva a outra compra. 

Quando o cliente fica satisfeito com a marca e feliz com a qualidade do serviço prestado pela sua empresa, ele se identifica com ela. É a partir daí que surge a preferência e também uma propensão a recorrer ao seu negócio quando precisar novamente. Como consequência disso, o  seu cliente o indicará para amigos e familiares.

Portanto, o pós-venda é um instrumento essencial para aumentar a qualidade e os índices de confiabilidade dos clientes com a sua marca, além de ser um ótimo indicador de como o consumidor enxerga a sua empresa e o seu atendimento.

Quais são os benefícios do pós-venda?

Como você pode perceber, entender o que é pós-venda e usar algumas estratégias para melhorar o atendimento são imprescindíveis para o sucesso do negócio. São vários os benefícios que uma estratégia bem montada pode trazer para a sua empresa, e você precisa conhecer melhor alguns deles. Veja abaixo:

Garantia de clientes satisfeitos

Agradar 100% o consumidor é o objetivo de todo negócio, mas surgir alguma insatisfação durante, ou após a venda é muito comum. Começando pelo atendimento e chegando às expectativas com o produto, todo cliente busca uma experiência que seja — no mínimo — sem aborrecimentos.

Com o pós-venda, você consegue assegurar a satisfação do consumidor de uma maneira bem simples: entre em contato com o cliente após a compra para saber como foi a experiência dele com a sua marca. Esse é um jeito fácil e eficiente de receber um feedback do serviço prestado. 

Faça os seguintes tipos questionamentos ao seu cliente:

  • houve problemas no atendimento?
  • o prazo de entrega foi cumprido?
  • quais eram as condições da mercadoria no momento da entrega?

Agindo assim, você ganha uma oportunidade de melhorar o serviço prestado, já que é muito importante saber quais são os pontos fracos, ao que é necessário ter mais atenção e o que está dando certo. 

Retenção de clientes

Com o contato para garantir a satisfação do cliente, você também acaba investindo no segundo item da nossa lista: a retenção.

A fidelização de clientes ainda é a meta da maioria dos empreendedores. Percebe-se isso justamente pelas inúmeras campanhas de marketing e todas as ações promocionais que as empresas realizam durante o ano para obter destaque no mercado.

Ter uma carteira fiel de clientes aumenta o lucro das empresas e custa bem menos do que ter que atrair constantemente novos consumidores para o negócio. Saber o que é pós-venda pode ajudar na retenção de clientes, pois ao estabelecer um contato com o consumidor, pelo canal de maior iteração do cliente, você cria uma aproximação que mostra que a opinião dele tem valor para você.

Ter uma comunicação próxima, explorando os mais variados canais de contato, e aberta com o cliente fornece informações importantes para desenvolver um atendimento mais personalizado e eficaz. O combo perfeito para fidelizar e reter qualquer consumidor, não é mesmo?

Agilidade na solução de problemas 

Outra possibilidade que surge com o contato pós-venda é a chance de solucionar problemas com mais agilidade, minimizando o tempo de espera e, consequentemente, a insatisfação do cliente. 

Problemas com defeito ou atrasos de entrega, por exemplo, podem ser resolvidos de maneira mais rápida e eficaz, e esses procedimentos podem diminuir os índices de recorrência com os mesmos tipos de problemas.

Cuidado com o cliente

Quando o cliente passa a ter confiança e credibilidade em uma marca, significa que o serviço prestado cumpriu o seu objetivo. Esse cuidado com o cliente é uma das principais características do relacionamento criado no pós-venda.

Como dissemos, um bom contato pós-venda, através do canal correto, pode garantir um relacionamento positivo e próximo, levando à fidelização do consumidor. Com uma cartela já estabelecida, é necessário reforçar constantemente a importância que o consumidor tem para que nenhuma jogada de marketing do concorrente consiga abalar essa relação. 

Para isso, aposte em uma abordagem diferente para o pós-venda. Investir em benefícios e ações voltadas para manter o relacionamento com o consumidor demonstra cuidado e atenção.

Entrar em contato em datas especiais — como o aniversário — oferecendo algum desconto especial, é uma boa estratégia para demonstrar zelo e, ao mesmo tempo, aplicar táticas importantes de pós-venda. Brindes, descontos e promoções surpresa também podem ser boas apostas, principalmente com o público mais jovem.

Criação de um diferencial competitivo

Destacar-se no mercado não é tarefa das mais fáceis, mas a aplicação do pós-venda pode ser uma boa estratégia de diferencial competitivo. Por ainda não ser tendência no mercado, as empresas que começarem a investir na estratégia de pós-venda acabarão conseguindo sair na frente da concorrência.

A conquista dos clientes acontece de forma natural, pois o modo como o consumidor é tratado após a compra será diferente das demais empresas do mesmo ramo, o que faz com que a sua se destaque.

Viu como as táticas do pós-venda são importantes para a sua empresa? Fidelizar os consumidores, aumentar o faturamento e garantir a satisfação dos clientes são essenciais para qualquer negócio, e você pode ter todo esse combo se aplicar as nossas dicas.

Agora que você já sabe o que é pós-venda, que tal nos contar suas experiências sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo que nós teremos o maior prazer em respondê-lo.

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