SMS na saúde: como clínicas médicas podem usar para otimizar o atendimento?

Nas últimas décadas, a tecnologia vem ajudando a melhorar a vida das pessoas, seja no lazer, comunicação, economia ou mesmo na área da saúde. A descoberta de novos exames, tratamentos e medicamentos vem trazendo uma maior longevidade aos indivíduos.

O uso de SMS na saúde vem ajudando clínicas, hospitais e consultórios a melhorarem seus atendimentos e a terem um relacionamento mais próximo com seus pacientes. O SMS (Serviço de Mensagens Curtas) substitui as ligações para confirmar a presença nas consultas, evitando gastos e tempo com pessoal específico para este fim, pois é um sistema barato e prático de ser utilizado.

Muitos pacientes faltam às consultas sem aviso prévio e o uso do SMS, com solicitação de confirmação, no dia anterior do atendimento pode diminuir muito a taxa de não comparecimento. Com isso, é de grande valor conhecer as vantagens do uso do SMS na área da saúde, não é mesmo? 

Continue a leitura e confira!

Primeiramente, para que serve o SMS na saúde?

As mensagens de SMS alertam os pacientes para suas consultas, exames e tratamentos. Mesmo que eles não possam visualizar os comunicados no momento em que são enviados, quando estiverem disponíveis verão o SMS.

Com o e-mail não há como ter certeza se a pessoa vai ler antes da data marcada e, com o telefonema, o atendente poderá precisar ligar várias vezes até conseguir falar com o paciente ou deixar um recado.

Como o SMS é um tipo de comunicação direta que pode ser integrado a um sistema de agendamento eletrônico ligado diretamente na ficha cadastral dos clientes, o atendente não gastará muito tempo com este tipo de comunicação.

Com os dados de cada paciente, você não só lembra o paciente de suas consultas, como é possível enviar mensagens de felicitações, dar dicas e sugestões sobre enfermidades, qualidade de vida e bem-estar, além de alertar sobre exames periódicos que a pessoa necessite fazer e campanhas de vacinação.

Quais são as vantagens do SMS na saúde?

Diminui o uso do telefone e da internet

Como o paciente nem sempre está conectado à rede de internet e não é a todo momento que pode atender ao telefone, o SMS garante que a pessoa receba o recado e veja quando puder. Este tipo de envio de mensagens pode até mesmo ser vinculada com a resposta do paciente, dizendo se vai ou não comparecer à consulta, sem custo para ele ou para o seu emissor.

Reduz as faltas dos pacientes agendados

Mesmo que os pacientes tenham um cartão com a data da sua próxima consulta anotado, enviar uma mensagem um dia antes da consulta garante que a pessoa se lembre do compromisso e também se sinta diferenciada por seu médico se lembrar dela.

Em alguns programas de envio de mensagem, o paciente pode até cancelar sua consulta sem precisar ligar para o consultório ou simplesmente deixar de ir à consulta.

Possibilita uma comunicação eficiente e efetiva

Como as mensagens via e-mail e as ligações não têm a garantia de serem vistas e atendidas antes da consulta, o SMS na saúde garante que o paciente veja a mensagem mesmo que não seja no momento em que ela foi enviada, garantindo que o comunicado tenha sido recebido e compreendido.

A comunicação não deve ser eficiente apenas no caso da confirmação da presença nas consultas, mas em todo tipo de SMS enviado, devendo o redator se preocupar em utilizar palavras de fácil entendimento e de conhecimento de todos, evitando termos técnicos.

Fideliza os pacientes

O bom atendimento aos pacientes pelo médico e recepcionistas não são garantia de fidelização, por isso os hospitais, clínicas e consultórios estão preocupados em encontrar meios que os conecte com seus clientes, fazendo com que eles se sintam queridos e especiais.

O SMS na saúde pode ser utilizado como campanha de marketing em que, além de lembrar seus pacientes das consultas, avisam sobre exames, campanhas de vacinação e prevenção, dicas de saúde e até parabenizam em datas festivas e aniversários, fazendo-os se sentirem lembrados.

Capta mais clientes

O SMS na saúde pode não só ajudar na fidelização de clientes, mas também na captação de novos pacientes. Por meio das mensagens para dar dicas de saúde e bem-estar as pessoas se sentirão mais valorizadas, tendo prazer em compartilhar as mensagens recebidas e, de uma maneira ou de outra, produzindo uma propaganda gratuita para o estabelecimento.

Quanto mais os seus pacientes tiverem boas experiências com a sua marca, maior será a chance de recomendarem o seu trabalho para amigos e familiares.

Como fazer uma campanha de SMS Marketing?

Uma das formas mais fáceis de fidelizar o cliente ou captar novos é utilizando a tecnologia a seu favor. Com o SMS na saúde você terá a oportunidade de mostrar para o seu paciente que ele é importante para você e não apenas mais um entre tantos outros.

Como citado anteriormente, com o software de gestão certo você pode conectar os dados das fichas dos seus pacientes com envios automáticos de SMS e encaminhar mensagens de aniversário e felicitações em datas especiais. Pode mandar comunicados contendo informações sobre qualidade de vida, dicas de bem-estar, orientações específicas sobre determinadas enfermidades e realizar campanhas de vacinação ou de prevenção.

Para facilitar o uso destes softwares basta mapear a partir da ficha de atendimento o máximo de dados possíveis organizando os pacientes por grupos de idade, sexo, tipo de tratamento ou plano de saúde.

Além de salientar a comunicação com seus pacientes, pode-se usar o SMS corporativo para estabelecer uma melhor comunicação entre médicos, auxiliares e demais funcionários da clínica, hospital ou consultório, permitindo maior agilidade, eficiência e economia.

Quando um estabelecimento na área da saúde consegue demonstrar organização e coerência em seu atendimento, os pacientes sentem uma relação de confiança com a clínica, o médico e todos os funcionários do local, voltando mais vezes e indicando para seus parentes e amigos.

Gostou de entender um pouco mais sobre SMS na saúde, conhecer suas vantagens e saber sobre sua aplicabilidade? Ainda ficou alguma dúvida sobre como funciona? Deixe um comentário em nosso post que teremos prazer em respondê-lo!

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