Marketing promocional: como criar ações para os meus clientes?

O marketing promocional garante muito mais do que apenas um incremento nas suas vendas no final do mês. Suas ações aumentam o engajamento e garantem a fidelização do cliente, além de serem fundamentais para a manutenção de um negócio em longo prazo.

No entanto, para colocá-las em prática, é necessário seguir uma estratégia adequada e saber como escolher aquela que melhor se adapta aos seus objetivos.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as melhores dicas de marketing promocional para você começar a criar ações agora mesmo. Acompanhe: 

Quais as vantagens do marketing promocional?

Esse tipo de marketing representa uma estratégia fundamental para qualquer empresa, uma vez que a natureza versátil de suas ações traz sempre benefícios palpáveis para o seu negócio. Confira alguns deles abaixo:

  • estimular novos consumidores a experimentar o seu produto pela primeira vez;
  • incentivar os seus clientes antigos a interagir com a marca;
  •  comunicar com o consumidor de maneira mais efetiva;
  • gerar movimentação no ponto de venda;
  • aumentar as vendas durante uma data comemorativa;
  • dar vazão para o seu estoque de produtos.

Mas, o que fazer antes de pensar em uma ação?

Para colocar uma ação em prática é necessário, primeiramente, que você escolha aquela que mais se ajusta à sua realidade.

Se você enfrenta problemas como um ticket médio de vendas muito baixo, por exemplo, terá que pensar em algo diferente do que pensaria caso o seu problema fosse uma pilha de produtos encalhados no estoque. 

Dessa forma, é preciso primeiro fazer um diagnóstico da situação do seu negócio. Só assim, as ações de marketing promocional servirão para melhorar os pontos negativos ou para alavancar aquilo que já está dando certo.

Qual o passo a passo para implementá-las?

As ações de marketing promocional devem ser baseadas nas características principais da sua empresa e do seu público. Não adianta copiar uma ideia que possa parecer boa à primeira vista, mas que não contemple os desejos dos seus clientes.

Por isso, siga sempre esses 8 passos: 

  1. trace um perfil dos seus clientes: do que eles mais gostam, em que outras lojas costumam comprar, qual a linguagem usada por eles, entre outros fatores; 
     
  2. defina os objetivos gerais e específicos de cada ação promocional;
     
  3. pense em uma justificativa para colocar a ação em prática da forma e no local que você definiu;
     
  4. estabeleça o que você deseja transmitir ao público que quer atingir;
     
  5. defina qual o modus operandi da sua ação de marketing promocional e como ela vai funcionar;
     
  6. avalie quais os recursos (humanos e financeiros) que você precisará para executá-la;
     
  7. informe tudo para os seus colaboradores e escolha os melhores canais de comunicação para usar com os clientes;
     
  8. mensure os resultados.

Onde executar as minhas ações promocionais?

Existem 2 tipos de marketing promocionais possíveis, o online e o offline. Optar por um deles, ou até mesmo por uma mistura de ambos, vai depender do que você planeja alcançar. 

Ações offline

Realizadas diretamente com o cliente, as ações offline são todas aquelas que podem ser executadas na loja e com um contato direto e pessoal, por meio de promotores de venda ou dispositivos interativos dentro da sua loja.

Ações online

Já as ações online aproveitam o alcance que as redes sociais proporcionam para entregar ao cliente exatamente aquilo que ele busca na internet: informação, entretenimento e relacionamento.

Quais os tipos de ações mais eficientes?

Como já mencionamos, apesar de possuírem características distintas, ações online e offline podem ser integradas de modo a otimizar ainda mais os seus resultados. Conheça abaixo algumas das principais possibilidades: 

Concursos culturais

Uma das formas mais comuns de estimular os seus clientes é por meio de um concurso. Atente-se, todavia, em alguns empecilhos legais, como a autorização da Caixa Econômica Federal e as diretrizes das redes sociais onde serão veiculados.

Considerados esses detalhes, divulgue o concurso e ofereça um prêmio adequado ao esforço que o cliente terá que fazer para participar.

Distribuição de brindes e amostras

Essa é outra ação offline que pode estar vinculada ao mundo digital. Quando empresários pensam em distribuir amostras grátis, muitas vezes costumam ficar com o pé atrás pela incerteza dos resultados.

Mas, e se essas amostras fossem enviadas para influenciadores digitais estratégicos, ou seja, que possuem autoridade junto ao seu púbico alvo? Por que não unir isso com sorteios realizados pelo blogueiro/youtuber em questão? Aqui, as possibilidades são infinitas.

Conteúdos Interativos

Aproveitando o boom dos smartphones e das redes sociais, muitas empresas têm criado jogos e aplicativos interativos visando uma aproximação com o público. Sendo assim, essa é uma boa opção caso você deseje fortalecer a sua marca junto aos clientes.

Associe os jogos e aplicativos com clubes de vantagens e colha ótimos resultados!

Clubes de vantagens

Os clubes de vantagens — aqueles nos quais os clientes acumulam pontos e trocam por outros produtos ou serviços nas suas lojas ou em empresas parceiras — podem ser uma boa forma de estimular as suas vendas, além da fidelização de clientes. Para isso, pense em algo bom para ambos os lados e obtenha o sucesso desejado. 

Experiências no PDV

Fazer o cliente se sentir bem na sua loja é uma das melhores ações de marketing promocional que você pode utilizar.

Grandes empresas costumam criar programações especiais em datas comemorativas de muito movimento como o dia das mães, por exemplo. Aqui, a ideia é chamar a atenção do público e vender mais.

Você pode oferecer um teste do seu produto, proporcionar serviços especiais para os clientes ou até mesmo promover um café da manha. Tudo depende do seu objetivo e criatividade.

Agora ficou mais fácil escolher o tipo de ação de marketing promocional perfeita para os seus clientes, não é mesmo? O segredo é muito simples, basta ter tudo documentado e não abrir mão de uma boa estratégia. Dessa forma, você vai conseguir executar tudo de forma assertiva e, certamente, atingirá sempre bons resultados. 

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