Melhorar a comunicação entre pais e escola é possível! Entenda como.

Bons educadores sabem o quanto é importante para o processo de aprendizagem da criança, a participação e dedicação dos pais na vida escolar dos filhos. Melhorar a comunicação entre pais e escola é, entre tantas ações necessárias para o processo educacional, uma das que permitirá colher resultados expressivos.

Engajar a família no ambiente escolar facilita muito o trabalho com as crianças tanto em relação ao seu desempenho geral quanto na diminuição dos problemas de comportamento isso porque quando um filho percebe o apoio e o interesse de seus pais pelo seus estudos, ele se sente mais valorizado e seguro, o que reflete diretamente em sua autoestima. 

E, se você quer superar esses desafios e garantir, de forma contextualizada, o sucesso na relação entre pais, filhos e escola, confira as dicas que preparamos para você!

1. Estabeleça relações de confiança com os pais dos alunos

Será que a sua instituição de ensino está preparada para entregar uma educação de sucesso? Nesse contexto, é natural que apareçam algumas dúvidas. Afinal, não é algo fácil de ser praticado. 

Para fugir desse tipo de questionamento é preciso estabelecer uma relação baseada na transparência e na confiança. Uma boa comunicação entre pais e escola vai assegurar que os pais fiquem mais tranquilos e ainda trará outros benefícios como o bom rendimento escolar.

Com o avanço da tecnologia, essa interação tornou-se mais fluida e eficaz. Algumas escolas já usam as redes sociais e os aplicativos de celular para otimizar a comunicação. Com isso, facilitam o acesso às informações mais importantes e de forma segura, tanto para os pais, como para a escola.

Assim, a instituição pode informar sobre notas, material didático, reuniões, eventos da escola e até disponibilizar fotos e vídeos. E, a promoção desse atendimento eficaz permite aos pais usar esses canais para esclarecer dúvidas e dar sugestões.

Ou seja, se você quer turbinar a sua escola, a comunicação eficaz pode ser a chave. Conheça agora as melhores opções disponíveis que pode usar com a ajuda da tecnologia. Confira!

2. Otimize a comunicação entre pais e escolas por meio da Tecnologia

Comunicação por e-mail

Redes sociais podem surgir e desaparecer da noite para o dia.

Mas com o e-mail é diferente, pois trata-se do espaço mais pessoal que existe na Internet.

Com o avanço da tecnologia é possível fazer buscas específicas para serem consultadas futuramente.

Além disso, praticamente não existe limite para a quantidade das informações e é muito fácil anexar arquivos, como autorizações e outros documentos para os pais assinarem.

É simples e prático para a instituição de ensino.

Ela pode se posicionar de forma personalizada ou em grupo. 

Como ponto negativo, os emails não são ferramentas ideais para avisos urgentes e podem ser ignorados com facilidade.

Dessa forma, o correio eletrônico precisa ser atrativo, eficiente e seu assunto ser escrito de forma a chamar a atenção dos pais.

SMS

Com a chegada do whatsapp, o SMS perdeu completamente seu espaço, certo? Errado. Ele é muito usado por empresas que fazem uma comunicação de sucesso com os seus clientes. 

Uma das vantagens do SMS é que seu envio não depende da internet e as mensagens são instantâneas e diretas, além de permitir total interatividade.

Por meio dele, por exemplo, é possível enviar lembretes e avisos sobre datas e horários de reuniões, comemorações da escola, lembretes de pagamento, cobranças e várias outras aplicações.

Além disso, é uma maneira simples e barata para a escola se aproximar dos pais, com avisos de caráter mais urgente e particular, sem a necessidade de instalação de aplicativos ou ligações. 

Torpedos de Voz

As mensagens por voz denotam um caráter de comunicação rápida e informal.

É uma maneira eficiente de humanizar uma mensagem em um mundo marcado por contatos mais tradicionais, como o e-mail e o SMS.

Entre escolas e familiares, esse tipo de comunicação pode ser uma boa maneira de surpreender e até encantar aqueles que recebem esse tipo de mensagem.

Redes sociais

Para uso pessoal, redes sociais como o Whatsapp, Facebook e Instagram mudaram a forma de se relacionar. 

Porém, para uso corporativo, inclusive entre as escolas e pais, muito cuidado.

Este tipo de canal de comunicação pode trazer alguns ganhos para a instituição porém os riscos podem não compensar.

Este tipo de canal, predominantemente utilizado na comunicação pessoal, ainda não permite uma gestão profissional do seu conteúdo, o que pode trazer problemas sérios para a instituição.

Por isso não é recomendável o uso de redes sociais para comunicações pessoais, diretas ou sigilosas. 

É importante entender que o uso incorreto dos canais de comunicação pode, ao contrário de beneficiar, comprometer deteriorar rapidamente o relacionamento entre a instituição de ensino e a família do aluno.

3. Defina bons processos de comunicação e faça da automação sua grande aliada para melhorar a comunicação entre pais e escola.

A fim de melhorar a comunicação e ajudar na gestão corporativa, existem sistemas que integram todas esse canais de comunicação.

Isso permite que a gestão destes canais sejam feitas de forma centralizada e a construção de processos inteligentes de comunicação escalando canais, capturando respostas e forte interatividade.

Um exemplo é a plataforma brasileira Alerta!, um software on-line desenvolvido para que escolas melhorem muito sua presença na vida dos pais e alunos.

Construido ao longo de 6 anos, o Alerta! possui como principal função a automação da comunicação, sustentado em três pilares:

  • Integração dos Canais de Comunicação como e-Mail, SMS e Torpedo de Voz
  • Organização dos canais em Processos de Comunicação e
  • Captura e tratamento de respostas enviadas pelos pais e alunos em qualquer um dos canais utilizados.

Com isso uma escola pode criar alertas para envio de comunicados, faltas, confirmações de agendamento, cobranças, lembretes de pagamento, confirmações de matrícula, avisos de renovação, informações periódicas aos pais.

Por meio dele é possível criar formas de interagir de acordo com objetivos personalizados, além de otimizar tempo e recursos.

Alguns benefícios da comunicação integrada para sua empresa

  • reduz custos diretos com recursos e insumos de comunicação;
  • o foco se volta à gestão do negócio, deixando que ações de comunicação sejam automatizadas;
  • a automação faz o trabalho de algumas posições de atendimento em muito menos tempo, isso otimiza o trabalho e possibilita o desenvolvimento de mais ações de comunicação com muito mais efetividade;
  • aumenta a presença da escola na vida dos pais e responsáveis;
  • alguns alertas aplicados às escolas já estão configurados como notificação de expedição de documentos; alertas de vencimento de mensalidades, alertas de cobrança, alertas automáticos de segurança; alertas de faltas, convocação de pais, agendamento de reuniões, aviso de eventos, dentre outras aplicações customizáveis. 

O uso da tecnologias na comunicação, por meio de sistemas como o Alerta!, entrega uma evolução na forma como a escola se comunica com pais, responsáveis e alunos.

Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *