Gerações X, Y e Z: você sabe como se comunicar com cada uma delas?

Quem tem um negócio sabe da importância de entender o perfil do seu público para se comunicar bem com ele. Até mesmo porque os seus concorrentes estão disputando os seus clientes e você não quer perdê-los, certo? Por isso, vale a pena conhecer as características das gerações xyz, a fim de investir nas ações de marketing mais adequadas para cada uma delas.

Em geral, a classificação é feita de acordo com a faixa etária com o intuito de definir a linguagem e o meio mais efetivos de falar com cada geração. Afinal, o contexto histórico em que um indivíduo cresce tem muita influência no seu comportamento e nos seus hábitos de consumo.

Por exemplo, há quem se informe pelo noticiário da noite na televisão aberta, enquanto outros acompanham o que acontece no mundo pelas redes sociais e portais online. Não dá para querer falar com todos de uma única forma e pelos mesmos meios, concorda?

No post de hoje, aprenda a se comunicar com as gerações X, Y e Z. Boa leitura!

Como se comunicar com cada geração?

1. Geração X

Características

A geração X se refere às pessoas nascidas entre 1960 e o final de 1970. Elas vêm ao mundo depois do Baby Boom, período marcado pelo aumento da taxa de natalidade nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

Em um contexto de polarização entre norte-americanos e soviéticos, essa geração passou pela fase hippie e, depois, decidiu investir na própria carreira. As transformações tecnológicas vivenciadas por ela foram marcantes: computador pessoal, internet, celular, e-mail, entre outras.

Hoje, é comum ver os X abrirem mão de cargos bem remunerados em multinacionais para fazer o que os deixam verdadeiramente felizes.

Melhor forma de abordagem

Embora já faça uso da tecnologia, a geração X ainda é um tanto tradicional. Ela é apegada a seus influenciadores e, como aprendeu o que sabe via estudo formal, é melhor citar as suas fontes para convencê-la. Além disso, não costuma dar credibilidade para o que os mais jovens dizem. A dica é investir em veículos como a televisão, mas sem abrir mão do digital.

2. Geração Y

Características

A geração Y é formada por quem nasceu entre 1980 e o início de 1990. Diferentemente dos seus pais, cresceu com TV a cabo, videogame e computador. Por isso, internalizou a tecnologia desde cedo, é multitarefa e tem familiaridade com dispositivos móveis.

A internet é vista como uma necessidade para os Y, que criam conteúdo e compartilham experiências nas redes sociais. São consumidores bem informados, exigentes e estão preocupados com as questões sociais e ambientais.

Acostumados a conseguir o que desejam, trocam de emprego com frequência em busca de novos desafios e crescimento profissional.

Melhor abordagem

Também chamada de Millennials, a geração Y marca presença nas redes sociais e utiliza a tecnologia em seu cotidiano. Apesar de não existir uma restrição de canais de comunicação, o investimento no online traz mais retorno do que as ações offline.

3. Geração Z

Características

A geração Z compreende os nascidos entre o início de 1990 e 2010, conhecidos como os nativos digitais. Eles não conhecem o mundo sem computadores e estão habituados à quantidade de informação disponível na internet. Como estão sempre conectados ao virtual, costumam ter dificuldade em se comunicar verbalmente. O resultado disso? Problemas com as outras gerações.

A maioria não acredita que terá uma única profissão por toda a vida. Trabalha home office e ganha dinheiro com blogs e perfis em redes sociais.

Melhor abordagem

Muito envolvidos com a tecnologia, os Z consomem informação o dia inteiro para se manterem atualizados e também para tomarem partido em assuntos de política, economia e sociedade. Sem o uso do digital, não há como se comunicar com essa geração. A dica é saber adaptar a linguagem, a fim de tornar o seu conteúdo relevante e confiável.

Que pesquisa global vale a pena tomar como referência? 

Desde 2001, a Kantar Millward Brown, empresa britânica especializada em pesquisas, realiza o estudo AdReaction para analisar a percepção dos consumidores em relação à publicidade, principalmente no formato digital. A AdReaction 2016 envolveu mais de 23 mil consumidores entre 16 e 49 anos de 39 países.

Uma das conclusões foi que o consumo digital é significativo em todas as três gerações: X com 5,4 h/dia, Y com 5,7 h/dia e Z com 6,1 h/dia. E, como era de se esperar, o uso de dispositivos móveis é mais alto entre as gerações Y e Z, que passam mais de uma hora por dia no celular.

Sobre anúncios online, 72% dos Z afirmam pulá-los, número superior aos X, com 54%, e aos Y, com 67%. A maioria dos consumidores prefere branded content a propagandas.

A geração Z é mais receptiva à publicidade relacionada à música, ao humor e a celebridades, como os influenciadores digitais. Também gosta de campanhas que permitem a decisão do que vai acontecer, a escolha entre várias opções ou o auxílio na tomada de decisões. Em relação à duração dos vídeos, dão preferência aos que tenham até 10 segundos, diferentemente dos Y e Z.

E em relação ao Brasil?

No mercado nacional, a AdReaction 2016 destaca a influência dos horários na receptividade da publicidade. Para todas as gerações, a janela de oportunidade vai do final do dia até o início da madrugada.

Contudo, os Z são mais receptivos a anúncios de manhã e à tarde, já que estão conectados o dia inteiro e têm mais tempo disponível. Apesar de estarem dispostos a interagir em diferentes circunstâncias, o momento mais favorável é quando estão mais relaxados.

O estudo também mostra que, se comparado ao restante do mundo, os brasileiros assistem bastante à televisão, inclusive os da geração Z. Para se ter uma ideia, enquanto a porcentagem global é de 51%, a nossa é de 63%.

Agora que você já conhece melhor as características das gerações xyz, continue a investir em ações para conhecer mais a fundo o seu público e, assim, aprimorar o seu relacionamento. Aproveite a tecnologia e conte com a ajuda de uma ferramenta de gestão e automação da comunicação com os clientes para se diferenciar da concorrência!

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