Fraude por SMS: aprenda a identificar e o que deve ser feito

Atualmente, o Brasil sofre uma ascensão de cibercrimes. Segundo pesquisas, de 2015 para 2016 houve um aumento de 10% nessa modalidade de fraude. Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre fraudes por SMS e o que deve ser feito a respeito.

Para tanto, vamos explicar sobre como ocorrem essas fraudes e alguns exemplos emblemáticos ocorridos nos últimos anos. Além disso, vamos dar dicas para que você não caia nesses golpes por SMS ou outros canais.

Ficou interessado e quer saber como agir? Então, continue a leitura!

Conheça os sinais que indicam um SMS fraudulento

Os fraudadores estão atrás de muitas coisas, desde dados pessoais a dinheiro. Independentemente do objetivo, eles precisam contatar pessoas e elas precisam respondê-los ou realizar alguma ação. Esse padrão permitiu que os profissionais da segurança da informação estabelecessem alguns tipos mais comuns de SMS fraudulento e suas principais características. São eles:

Pedido para clicar em um link para confirmar sua conta

Nessa modalidade de fraude, a mensagem traz um link que leva para o conteúdo malicioso. Para que se pareça com algo confiável, atualmente, os fraudadores disfarçam-se de instituições como a ONU, de amigos enviando um suposto documento do Google Docs, pedido de recadastramento do número da operadora do celular etc.

Um aviso sobre um problema com uma conta existente

Os fraudadores dessa modalidade costumam estar altamente informados e quase sempre utilizam informações de problemas divulgados pela imprensa para solicitar alguma ação do receptor da mensagem. Por exemplo, quando houve a liberação em massa do FGTS, os fraudadores enviaram SMS com links que supostamente davam acesso ao saldo dos beneficiários.

Uma notificação inesperada de alguém que você (não) conhece

Esse golpe também acontece por meio de ligações. Em um horário pouco convencional, o fraudador manda um SMS se passando por alguém da família e, sob a desculpa de ter se envolvido em um acidente ou de estar sem gasolina em um local ermo, solicita transferência de um valor.

Nesses casos, não raramente, os nomes aparecem, propositalmente, com caracteres que indicam desconfiguração da mensagem (por exemplo: m&r$a). Assim, o receptor tende a interpretar o nome por conta própria e acaba associando ao nome de algum parente ou amigo.

Mensagem premiada

Quem não gosta de ganhar prêmios, não é mesmo? Por isso, a euforia e a excitação pode turvar nossa compreensão quando recebemos uma notícia de que fomos premiados. Muitas vezes, não nos damos conta nem mesmo de que nunca entramos em uma competição, por isso não poderíamos ter ganhado nada. Essa modalidade de fraude tem variantes:

  • ela pode pedir que o receptor da mensagem entre em um website;
  • pode solicitar que o suposto ganhador realize o depósito de uma quantia para poder realizar o saque com o valor total do prêmio;
  • pode solicitar que se efetue login em sua conta de e-mail ou de algum aplicativo, entre outros.

Um número desconhecido

Número desconhecido é uma característica comum em quase todas as modalidades acima e poucas vítimas se dão conta disso. Esse é um dos principais pontos de atenção.

O que fazer ao perceber a fraude

Siga o seguinte passo a passo ao perceber fraude por SMS:

Não responda

Esse não é o momento de mostrar coragem e enviar respostas do tipo “eu sei que isso é um golpe!” Em caso de perigo, o ideal é sempre não reagir. Até o momento, não se sabe quem está do outro lado, tampouco qual a distância física dessas pessoas. Então, não responda.

Não clique em nenhum link

Ainda que você ache que é um número de telefone (ou e-mail) familiar evite, ao máximo, clicar em links. Principalmente se você não estava esperando uma mensagem dessa pessoa. O click é a ação que os fraudadores esperam de você.

Tire uma captura de tela

Ao identificar ou desconfiar de um golpe, antes de descartar a mensagem tire foto dela. Essa ação pode te ajudar no passo seguinte.

Denuncie SMS fraudulentos

A fraude por SMS persiste por diversos motivos. Um deles é a falta de denúncias. Muitas vezes, as pessoas recebem algo suspeito, identificam isso e descartam a mensagem em seguida. Não fazem nenhuma denúncia e isso é um erro. As autoridades só podem tomar providências se tiverem informações.

Crimes virtuais, delitos cometidos em meios eletrônicos ou na internet, atingem mais de 42 milhões de pessoas por ano. Por isso, em 2012, foi aprovada no Brasil a Lei 12.737, que dispõe sobre crimes cibernéticos. A partir de então foram criadas várias delegacias especializadas em cibercrimes, você pode conhecê-las clicando aqui.

Assim, sempre que receber uma mensagem fraudulenta é importante realizar o registro. As autoridades poderão difundir essa informação e alertar a população.

Esteja sempre atento

Por fim, separamos algumas dicas para que você esteja sempre seguro. Preste atenção ao tipo de situação que o SMS traz e ao tipo de reação que ele tenta incitar em você:

Urgência

Esse tipo de mensagem tem como objetivo tentar fazer com que você aja rapidamente, sem pensar na questão, enfatizando algum tipo de urgência. Por exemplo: pedido para atualizar informações pessoais ou bancárias, comunicado de dinheiro devido em imposto, solicitação de doações após um desastre natural (ou um evento trágico, ou qualquer outro pedido de dinheiro) etc.

Lucro

O objetivo é fazer você acreditar que recebeu algum benefício ou ganho financeiro não solicitado. Lembre-se: se você não entrou em alguma competição, não há possibilidade de ter ganhado nada. Por exemplo: compra, reembolso ou transferência de dinheiro para sua conta, comunicado de que você ganhou um prêmio ou uma viagem, grandes descontos etc.

Problema

Nesses casos, o que os fraudadores tentam fazer é alertá-lo para um problema, solicitando que você revele informações pessoais para resolve-lo. Por exemplo: atualização de um aplicativo ou sistema operacional (Windows, Mac OS, etc.), senha expirada, falta de espaço disponível em seu disco rígido, um pacote que não pôde ser entregue a você, suspensão ou transações fraudulentas não autorizadas em seus cartões de crédito, etc.

Este post sobre fraude por SMS te ajudou a identificar possíveis problemas? Lembrou-se de outros exemplos que se encaixam nessas situações? Deixe um comentário neste artigo e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua experiência sobre o assunto! Essa também é uma forma de combater esse tipo de crime.

Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *