Envio de SMS para clientes: conheça 5 benefícios incríveis!

Buscar estratégias que aproximem a empresa e os consumidores através do envio de SMS para clientes pode ser muito útil. Essa modalidade de interação com o cliente tem ganhado espaço nas empresas por ser uma opção de baixo custo e com resultados satisfatórios.

Segundo a Kantar Worldpanel 9 entre cada 10 brasileiros possuem telefone celular. As pessoas têm passado cada vez mais tempo utilizando os seus celulares, seja para acessar a internet, as redes sociais, utilizar aplicativos de mensagens instantâneas, etc.

 O uso do SMS vai ajudar a empresa a otimizar os seus processos e a potencializar o seu negócio.

Achou interessante? Entenda mais sobre essa estratégia organizacional lendo este post!

1. Funciona como uma ferramenta de marketing eficiente e barata

SMS é a abreviação de Short Message Service, que em português quer dizer serviço de mensagens curtas. O serviço foi criado há mais de 25 anos e inicialmente era um sistema exclusivo de engenheiros, mas, ainda assim, continua a ser uma forma popular de comunicação entre as pessoas.

Diferentemente de outros canais de comunicação — como o rádio, a TV, entre outros — o SMS possui baixo custo e é de fácil implementação pela empresa. Esses são uns dos motivos por manter esse canal, mesmo com a introdução de novas mídias sociais no mercado.

Além disso, como já foi dito, o número de pessoas que possuem telefone celular só tem crescido no país ao longo do tempo, o que garante um maior alcance de púbico através dessa ferramenta de comunicação, que é o SMS.

Em época de responsabilidade social, o SMS funciona também como uma prática sustentável de marketing, que garante a preservação do meio ambiente. 

Essas duas características inerentes a esse serviço de comunicação acabam tornando a sua implantação na empresa em algo vantajoso, capaz de oferecer uma série de benefícios. 

2. Garante velocidade e um relacionamento próximo com seu cliente

A agilidade nos negócios pode ser decisiva no sucesso organizacional. Estratégias de comunicação como o SMS garantem maior velocidade nesse processo, o que contribui para gerar um número maior de vendas.

Um SMS, que pode conter até 160 caracteres, transmite a sua mensagem de maneira eficiente, com um texto curto, claro e objetivo. Gasta-se muito mais tempo produzindo um e-mail, correspondência, ou ligação, por exemplo.

Quando a empresa já tem disponível a sua lista de contatos de clientes e possíveis interessados pode simplesmente redigir a sua mensagem de texto e enviar a centenas de pessoas em poucos minutos.

Deve-se levar em consideração que nem todo mundo tem e-mail, ou se tem, podem não acessá-lo todos os dias. Dessa forma, com as mensagens de texto há a vantagem de estar disponível a um número maior de pessoas, das mais diferentes faixas etárias, condições sociais, entre outras.

Outra vantagem é que o SMS independe do acesso à internet pelo consumidor, garantindo a chegada da informação necessária no momento certo, de maneira estratégica.

Além disso, é imprescindível que a empresa mantenha um relacionamento próximo com o consumidor após o processo de compra, o que pode ser proporcionado através do SMS. Pesquisas de satisfação também são ferramentas que podem ser utilizadas através das mensagens de texto.

3. O envio de SMS para clientes ajuda no processo de fidelização

Conquistar um cliente novo é muito mais caro do que manter um que já existe. Por isso é importante que a empresa dê atenção ao consumidor em todo o seu processo de compra e no pós-venda. Só assim conseguirá fidelizá-lo.

Uma vez que a empresa tenha disponível um cadastrado atualizado da sua carteira de clientes, com os números de telefones devidamente registrados, ela possui grande capacidade de atingir o seu público com as suas informações, conseguindo deixá-lo bem mais próximo da organização.

Informações relevantes podem ser enviadas ao público da empresa: os conteúdos que atraem e despertam o interesse do consumidor, bem como façam com que ele se sinta importante. Uma clínica veterinária, por exemplo, pode enviar um SMS aos seus clientes alertando sobre dicas de alimentação de cães, ou informando sobre campanhas de vacinação.

É necessário que se mantenha uma frequência de envios de SMS de maneira saudável aos clientes, para que não acabe virando um aborrecimento. Por meio das mensagens é possível promover a empresa, divulgar promoções, campanhas e descontos. Entretanto, o SMS só deve ser enviado quando for autorizado pelo consumidor.

O SMS funciona como uma das melhores formas de fidelizar o cliente, pois gera uma comunicação rápida, que em 95% das vezes é lida pelas pessoas.

4. Oferece maior comodidade ao consumidor

O consumidor moderno possui um comportamento voltado para as soluções práticas, que facilitem as suas rotinas. Em diversas situações, textos objetivos e claros promovem uma comunicação muito mais eficiente para empresa.

O SMS pode atuar como um facilitador, proporcionando o envio de lembretes aos clientes sobre horários e datas de agendamentos realizados com a organização. É útil como uma maneira de advertir os consumidores sobre os seus compromissos para que possam se organizar.

Além disso, confirmar a participação de um cliente em um serviço coopera para evitar possíveis ausências que atrapalhem o atendimento a outros consumidores.

5. Permite acompanhar pedidos

Com as compras online cada vez mais comuns entre as pessoas, investir em SMS pode ser um diferencial da empresa. O consumidor gosta e quer acompanhar todo o seu processo de compra: visualizar o seu pedido, confirmar pagamento, certificar que o produto já foi despachado, rastreá-lo, enfim.

Na maioria das vezes essas informações chegam ao consumidor através de e-mails, mas o SMS poderia evitar problemas de entrega — como quando o e-mail é reconhecido como spam — e evitar atrasos.

O serviço de SMS, como vimos, pode oferecer diversos benefícios para a empresa que o utiliza. Funciona como uma ferramenta de marketing eficiente, capaz de atrair clientes e otimizar as suas experiências quando no processo de compra, contribuindo, assim, para a fidelização desse consumidor.

O envio de SMS para clientes acompanha ainda tendências de mercado que levam em consideração os meios mais eficientes de comunicação entre a empresa e o consumidor. Proporciona uma maior praticidade de interação, de maneira objetiva e clara.

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