Conheça 4 melhores ideias de campanhas promocionais de final de ano

O final de ano chegou e, com ele, o aumento da demanda do comércio varejista. O pagamento do 13º salário, assim como a festa do Natal, movimenta, significativamente, o número de vendas. Para atrair o público e ser bem-sucedido nesse período, é preciso apostar nas campanhas promocionais.

Se de um lado temos consumidores dispostos a investir, do outro, temos vários estabelecimentos oferecendo os mesmos produtos, ou seja, há uma constante disputa pela preferência dos clientes.

De modo a aproveitar, completamente, as oportunidades que surgirão nessa época, as empresas precisam se preparar e desenvolver estratégias de marketing eficazes, pensando sempre em se diferenciar — para driblar a concorrência — e se sobressair. 

As campanhas promocionais representam uma forma de despertar o interesse do consumidor e, consequentemente, atrai-lo para o seu negócio. Afinal, elas podem ajudar não só a prospectar novos clientes, mas a recompensar os mais antigos, estimulando a fidelização.

Além disso, esse tipo de estratégia impulsiona a venda de produtos parados em estoque e aumenta, consideravelmente, o faturamento do seu negócio. Planejamento, organização e criatividade devem ser as palavras de ordem na hora de montar a sua ação de marketing.

Para inspirá-lo nessa jornada, separamos 4 ideias de campanhas promocionais de final de ano. Confira!

1. Sorteios 

O sorteio é um recurso muito utilizado para engajar o público e divulgar uma marca. No Natal, é grande o número de empresas que realizam esse tipo de campanha promocional e, portanto, é necessário ser inovador e pensar fora da caixa na hora de planejar e executar a ação, buscando não ficar igual aos demais. 

Primeiro, entenda que o sorteio é diferente de um concurso, por exemplo. Enquanto neste último, os competidores devem realizar algum teste, no sorteio eles precisam apenas contar com a sorte. 

Antes de optar por fazer essa ação no seu negócio, alguns fatores devem ser levados em consideração, para que tudo transcorra de forma eficiente e segura. Acompanhe!

Defina os seus objetivos 

É essencial que você entenda o que pretende ganhar com essa ação. Sorteios são uma excelente maneira de divulgar e difundir a sua marca para diferentes públicos, além de engajá-los e vinculá-los ao negócio. 

Contudo, podem não ser, em curto prazo, a melhor opção para alavancar vendas e aumentar o capital de giro. Por isso, defina quais são os seus objetivos e equilibre-os com as expectativas de cada ação. 

Estabeleça regras claras e objetivas

Agir de forma direta e transparente com o regulamento é essencial para não ser pego desprevenido com possíveis brechas. Isso pode impactar, diretamente, na credibilidade e na confiança que o consumidor terá com o seu negócio.

Quando estiver planejando a ação, pense em todos os possíveis cenários e coloque cada um deles no regulamento. Se necessário, peça a um profissional que revise as regras para você.

Incentive a interação com o público

Uma das características do sucesso de uma campanha promocional é a quantidade de pessoas que participam dela. Portanto, é importante interagir e incentivar o público a participar do sorteio.

As redes sociais podem ser uma ótima ajuda para isso. Entretanto, é necessário ficar atento ao perfil do público, ou seja quais canais mais interagem, para que tudo dê certo. Afinal, ter presença ativa em um canal (SMS, Email, Voz, Redes Sociais, etc) onde a participação do consumidor é baixa não é nada interessante, não é mesmo?

Ofereça uma recompensa interessante

Para atrair a atenção e o desejo dos potenciais clientes, você precisa conquistá-los com prêmios. Nesse ponto, conhecer o consumidor fará toda a diferença, já que, assim, você conseguirá oferecer algo mais personalizado e próximo, mostrando um real interesse e atenção por ele e as suas preferências. 

Prêmios que busquem a fidelização do cliente também são bem estratégicos. Pensar em descontos mensais ou pagamentos especiais por um ano, por exemplo, faz com que ele dê preferência a sua loja sempre que precisar de algum produto. 

2. Promoções

As promoções são o maior atrativo para qualquer negócio nessa época do ano. A ferramenta popular de marketing pode, ao mesmo tempo, atrair novos clientes e aumentar o número de vendas.

Outro ponto positivo — e comprovado —, é que as promoções são irresistíveis. Ao ver um panfleto ou um comercial anunciando um desconto, o consumidor já é fisgado. Por isso, investir nelas é sempre um acerto. 

Existem diversos tipos de promoção e você deve considerar o seu público e o seu objetivo para escolher a ideal para o negócio. Conheça mais sobre algumas delas a seguir. 

Promoção progressiva

Nesse modelo, você estabelece uma tabela de descontos que aumenta de acordo com a quantidade de produtos, de maneira progressiva. 

Por exemplo: comprou um item, ganha 10% de desconto; três itens, 30%; cinco, 50%; e assim por diante.

Cupom de desconto

Os cupons de desconto são excelentes maneiras de influenciar a venda casada, ou seja, fazer com que o cliente acabe levando mais de um produto quando for realizar uma compra.

Isso porque o desconto que ele terá em um produto, acaba incentivando-o a levar outro — o que aumenta o lucro e o capital de giro da empresa. 

Brindes ou amostras 

Esses itens não se encaixam exatamente no quesito promoção, porém, representam uma abordagem atenciosa e que todo consumidor adora. A ação consiste em presentear o cliente com um mimo ao realizar a compra. Dessa forma ele sai com uma imagem positiva, recomenda a marca e retorna sempre que precisar de algo.

Vale ressaltar que esse produto deve conter o nome da loja, fazendo o consumidor sempre associá-lo ao seu negócio.

3. Bonificação

As campanhas promocionais que oferecem bonificação devem ser bem planejadas e oferecidas a um público mais restrito e exclusivo. Ela funciona da seguinte maneira: na compra de um produto, o cliente leva outro, de forma gratuita. 

Exatamente por esse motivo, elas são mais indicadas para agradar aos clientes já fidelizados, aos que fazem parte da sua cartela fixa de vendas e que agregam valor significativo à empresa. 

Outro ponto de atenção é a escolha dos produtos que entrarão no mix de ofertas de bonificação. Tente escolher aqueles que estão com pouca saída e parados há algum tempo. Essa será uma ótima maneira de limpar o estoque e se preparar comercialmente para o próximo ano. 

4. Canais como SMS, redes sociais, etc

Diversificar canais como SMS e redes sociais são uma ótima maneira de difundir e divulgar sua empresa, tornando-a mais conhecida, alcançando mais público, além de promover engajamento e interação. Não dá para ficar de fora desses nichos. 

Além disso, por meio desses recursos, você ainda consegue mensurar resultados e obter retornos ágeis do que funciona e do que não. 

Portanto, planejamento e estratégia devem ser considerados para que, com o apoio dos diversos canais e possibilidades, a sua empresa ganhe um aumento de público e de vendas.

Agora que você conhece algumas ideias de campanhas promocionais, já pode começar a planejar o que vai fazer para atrair clientes e alavancar as vendas neste final de ano.

Não se esqueça de compartilhar essas dicas com os seus amigos nas redes sociais!

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