Comunicação rápida e efetiva com clientes: como fazer direito?

O sucesso de uma empresa nos tempos atuais não é resultado apenas de estratégias de vendas ou de aumento na receita.

Mais do que isso, um negócio bem-sucedido é aquele que entende seu público e sabe usar de forma inteligente as melhores práticas de comunicação com clientes.

Hoje, os consumidores são muito mais exigentes, críticos e antenados ao mercado, especialmente no que diz respeito aos seus desejos de compras.

Por este motivo, propor um atendimento rápido, direto e claro é uma ótima alternativa para se destacar entre a concorrência e agregar valor à sua marca.

Nesse post, você vai conferir cinco dicas para otimizar a comunicação da sua empresa e aperfeiçoar o atendimento ao seu cliente. Vamos lá?

1. Tenha mais de um canal de comunicação com clientes

Aliada aos avanços da tecnologia, a internet revolucionou o mercado e o relacionamento entre empresas e consumidores. 

Hoje, o cliente não visita apenas seu site ou e-commerce para conhecer os produtos e serviços que você oferece, mas também faz pesquisas no Facebook, Instagram, entre dezenas de outros canais de comunicação.

Ora, se o seu cliente é um usuário assíduo dessas mídias, por que não atendê-lo em todos esses canais?

Investir em um sistema de comunicação interativo e integrado é uma das melhores estratégias de mercado para aproximar e prolongar o relacionamento com o público.

Ao perceber que o atendimento da sua empresa está disponível em múltiplos canais, seu cliente perceberá o valor da sua marca e, aos poucos, poderá se tornar um importante parceiro de negócio.

Lembre-se de garantir a excelência da integração dos seus meios de comunicação, afinal, a experiência do consumidor com esse atendimento será decisiva para o seu sucesso.

2. Tenha uma equipe bem treinada e disponível

A excelência das suas ferramentas de comunicação com clientes só será levada adiante com uma equipe de vendas e marketing qualificada.

Ou seja: vendas e marketing trabalhando juntos.

É um erro achar que esses setores devem trabalhar de forma independente.

Se parar analisar bem, é possível constatar que não adianta investir em um planejamento de marketing e comunicação se os seus vendedores não estiverem alinhados com essas estratégias.

Se as suas equipes trabalharem de forma isolada, uma série de recursos e potencialidades serão desperdiçadas e ainda pode haver perda de pontos na competitividade do seu negócio.

Para começar a alinhar o trabalho e a performance do seu empreendimento, algumas iniciativas podem ajudar:

  • compartilhe objetivos comuns com as equipes de vendas e marketing;
  • promova ações e treinamentos em conjunto;
  • tenha um sistema integrado de comunicação e acompanhamento de tarefas;
  • reconheça e parabenize as conquistas de vendas e marketing;
  • incentive a comunicação entre as equipes.

Apesar de simples, essas dicas vão contribuir para o desempenho dos colaboradores e aumentar significativamente os resultados da sua empresa.

3. Defina uma identidade para sua empresa

A terceira dica para reforçar a comunicação com o cliente e marcar presença no mercado é saber como criar uma identidade para o seu negócio

Essa identidade deverá mostrar ao seu cliente, mesmo que de forma subjetiva, quem é a sua empresa, ou seja, sua missão, visão, valores e tudo aquilo que for essencial aos seus objetivos.

Além de otimizar o relacionamento com o público, a identidade da sua empresa também norteará seu planejamento estratégico e direcionará a tomada de decisões com foco em metas e resultados.

Outro ponto que deve ser destacado na construção da identidade é o conjunto de representações visuais e gráficas que vão compor sua marca e logotipo.

Criar uma identidade visual forte vai diferenciá-lo da concorrência, agregar valor e conferir credibilidade à sua empresa.

4. Fale a mesma língua dos seus clientes

Uma comunicação efetiva com clientes é aquela que é feita de pessoa para pessoa. Isso significa que você deverá quebrar as barreiras de um modelo engessado de mercado e se mostrar mais próximo do seu público.

É importante lembrar que o consumidor quer ser atendido de forma única e, por isso, é preciso que ele não seja atendido como um robô. 

Seja por e-mail, telefone, ou pelas redes sociais, dê vida ao seu atendimento e personalize sua conversa.

Chame seu cliente pelo nome, mostre que se importa com os problemas dele, ofereça informações claras e fale a mesma língua de quem está do outro lado da linha ou da tela.

Além do atendimento, é importante que todo conteúdo produzido por sua empresa também esteja com uma linguagem adequada.

Se você não tem certeza se está fazendo isso direito, tire um tempinho para avaliar o seu negócio e empenhe-se em corrigir qualquer problema de comunicação.

5. Ouça seus clientes e esteja atento aos detalhes

Melhor do que saber o que falar é saber ouvir o que seu público está dizendo sobre você.

Empresas que escutam seus clientes conseguem oferecer soluções mais rápidas, criativas e muito mais satisfatórias.

Ao atender um cliente, entre de cabeça na conversa! Ouça, pergunte, explore e deixe que ele se sinta à vontade para expor suas ideias e dúvidas.

Também é importante estar atendo ao SLA de resposta ao atender o consumidor. Essa sigla se refere ao Acordo de Nível de Serviço estabelecido entre empresa e clientes.

Nesse acordo estarão descritos todos os detalhes do tipo de serviço ou produto que o seu empreendimento está vendendo, incluindo prazos de atendimento ao cliente, preços, entre outras informações.

Os SLA’s são avaliados por meio de métricas específicas e podem oferecer importantes dados sobre a experiência do cliente.

Como uma boa comunicação tornou-se um fator decisivo na jornada de compra do consumidor da atualidade, é preciso haver planejamento e um bom sistema para funcionar.

Para desenvolver um atendimento integrado e que seja capaz de atender o cliente de forma efetiva e satisfatória, o melhor a fazer é contar com o apoio de quem tem experiência na área e será capaz de orientá-lo da melhor forma.

Se você tem interesse em profissionalizar ainda mais a comunicação com clientes na sua empresa, fale conosco e conheça nosso sistema de integração com vários canais de comunicação.

Aguardamos seu contato!

Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

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