Comunicação no condomínio: como o SMS pode melhorar sua estratégia como síndico?

Na correria habitual, as pessoas costumam trabalhar o dia inteiro e, de noite, reservam o tempo para descansar, praticar algum hobby e ficar com a sua família. Isso faz com que, muitas vezes, não haja tempo ou concentração o suficiente para ler os comunicados no mural do prédio. Você é síndico? Então, nós precisamos conversar sobre a comunicação no condomínio!

Apenas pendurar um comunicado no mural de comunicação interna e esperar que os condôminos leiam e deem a devida atenção pode gerar muitas confusões, principalmente quando o assunto é de urgência, como por exemplo, a informação de que faltará água no dia seguinte devido a manutenção das caixas. Quem não ler o aviso certamente ficará furioso quando faltar água no meio do banho, você concorda?

Para isso, as administradoras de condomínios e até mesmo os síndicos estão buscando recursos tecnológicos para que, durante a sua gestão, a comunicação aconteça de forma eficaz, evitando confusões, desconfortos e até mesmo bate-boca nos corredores.

Uma dessas estratégias é o SMS (Short Message Service). Quer saber como ele pode melhorar a sua estratégia de marketing direto? Confira!

Avise sobre as reuniões

Nos dias atuais, dificilmente encontramos uma pessoa que não faça o uso diário de seu celular. Por isso, enviando uma mensagem no celular dos condôminos com a informação sobre a data, horário e local da reunião de condomínio, você facilitará a vida de todos lembrando-os desse compromisso.

Se for possível insira também a pauta da reunião na mensagem, para que as pessoas já tenham um conhecimento prévio do assunto que será tratado.

Sabemos que nem todas as pessoas participam dessas reuniões. Entretanto precisamos focar naquelas que participam porque precisam discutir algum assunto, dar novas ideias ou simplesmente querem se fazer presente.

Informe sobre manutenções de urgência

Por mais que você tenha uma excelente gestão, sempre acontecerão manutenções de urgência: uma tempestade que quebrou as antenas, falta de energia elétrica ou um cano estourado são alguns dos problemas que acontecem diariamente nos prédios.

Por exemplo, pense que uma pessoa trabalha em casa e depende do computador e internet para receber o seu salário. Caso aconteça uma manutenção elétrica de urgência, a pessoa ficará sem trabalhar. Mas se ela receber em seu celular um comunicado sobre a previsão de tempo que ficará sem luz, poderá providenciar novos meios, como por exemplo, trabalhar na casa de um amigo.

Previna desencontros com horários especiais de funcionamento

Principalmente quando há datas comemorativas podem acontecer divergências de horários de funcionamento dos serviços. Por exemplo, imagine que a zeladora fique responsável por receber as encomendas dos moradores e, em um feriadão, você fez um acordo e concedeu 3 dias para ela descansar.

Caso não tenha ninguém responsável no prédio para receber as encomendas, transtornos acontecerão. No entanto se você enviar um SMS aos moradores informando a indisponibilidade do serviço, as pessoas podem se organizar, entrando em contato com a transportadora e agendando um novo horário para a entrega de sua encomenda.

Notifique informações importantes

Imagine que um morador teve dificuldades para manobrar o carro e bateu no portão, deixando-o entreaberto e impossibilitando o fluxo de carros.

Até que você consiga os orçamentos necessários, aprove-o e a equipe vá até o local arrumar o portão, possivelmente já existiram tumultos. Mas se você avisar a todos os moradores que o portão está com problemas, evita dor de cabeça e pode, inclusive, receber a ajuda de algum morador que conheça ou até mesmo conserte o portão.

Faça um lembrete de pagamento

Por mais que as pessoas saibam que todo o dia 10 precisam pagar o condomínio, muitas vezes, na correria, acabam se esquecendo. Por isso, mensalmente você pode enviar um lembrete de pagamento para que as elas não atrasem o pagamento.

Melhor ainda se você enviar o link para o boleto ou o código de barras para que a pessoa possa efetuar o pagamento de forma mais rápida e prática.

Outra alternativa é, se alguém esquecer do pagamento, enviar um aviso de boleto atrasado com o link para o pagamento. Assim o SMS ainda ajuda a acabar com a inadimplência.

Avise sobre as reservas no salão de festas

Normalmente os condomínios de grande porte possuem um único salão de festas, que é alugado conforme ordem de chegada ou por um determinado valor (isso depende da administradora do prédio).

Ao mesmo tempo, muitas pessoas utilizam o salão para promover seus eventos pessoais. Dessa maneira, mensalmente pode-se enviar, assim que o contrato de locação for assinado, a data da indisponibilidade do salão para que as pessoas possam escolher uma nova data para a locação.

Promova a comunicação interna

A comunicação interna é uma poderosa ferramenta que precisa ser trabalhada para criar um ambiente harmonioso e saudável. Por isso, confira algumas dicas gerais para promovê-la com o uso de SMS!

Tenha cuidado com o horário

Para não abusar da paciência dos moradores envie mensagens somente em horários comerciais. Mensagens fora do horário comercial somente se não houver outra possibilidade, em casos de extrema urgência.

Verifique a ortografia

Revise várias vezes a mensagem antes de enviar, a fim de que não tenha erros ortográficos. Já imaginou enviar uma mensagem cheia de erros para os moradores? Certamente será um fracasso, não é mesmo?

Seja objetivo

Não enrole enviando mil palavras desnecessárias. Vá direto ao ponto! Além de facilitar a leitura, as pessoas não perdem tempo lendo informações genéricas.

Monitore as taxas de crescimento e cancelamento

Nenhuma estratégia de comunicação é eficaz se você não mensurar. Monitore as taxas de cancelamento e crescimento em telefones para cadastro.

Lembre-se dos aniversários

Você ainda pode utilizar o recurso para melhorar a comunicação com os moradores: mantenha uma lista de aniversariantes atualizada e envie uma mensagem de felicitações, mostrando que você lembrou da data especial.

A comunicação no condomínio pode ser facilitada, aperfeiçoada e melhorada com as novas tecnologias. O SMS é uma forma para melhorar a sua estratégia como síndico e ter uma gestão de sucesso. Gostou de nosso conteúdo? Então siga-nos no Facebook para sempre ter novas ideias para implementar em seu prédio.

Sobre Alerta!

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