Comunicação efetiva pós-evento empresarial é primordial. Entenda!

No contexto mercadológico atual, muitas empresas estão adotando novas estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos por meio do evento empresarial. Contudo, engana-se quem pensa que o planejamento termina quando o evento é finalizado: o pós-evento também deve ser tratado com maestria.

Isso porque é nesse momento em que você cria uma comunicação efetiva com os participantes, por meio de um relacionamento mais próximo. É possível, assim, abordar maneiras de incentivá-lo a seguir a sua empresa, compartilhar os conteúdos, conferir as novidades e, por fim, atingir o principal objetivo de transformar o lead em um fiel cliente.

Por isso, as ações de comunicação e de relacionamento devem ser muito bem trabalhadas no pós-evento. Você tem dúvidas sobre este assunto? Não sabe por onde começar? Então confira algumas dicas de como você pode explorar a comunicação e sair na frente de seus concorrentes!

Estabeleça uma relação de cortesia por meio de um agradecimento

A primeira forma de relacionamento que você precisa ter com os participantes é enviando um agradecimento pela sua participação, através de um e-mail ou até mesmo por SMS. Pode parecer um gesto muito simples, porém, este detalhe significa elegância e transmite a credibilidade da empresa, que reconhece a importância do seu cliente.

Vale ressaltar que, para ter uma boa comunicação no âmbito geral, é necessário agradecer também:

  • à equipe de trabalho;
  • a todos os funcionários;
  • aos fornecedores;
  • aos apoiadores;
  • aos palestrantes;
  • a todos envolvidos.

Invista nas relações geradas por eventos empresariais

Pense bem: mil pessoas compareceram ao seu evento. Como foi um sucesso e terminou, você já está planejando o próximo. Certo? Não! Essa suposição está totalmente errada! É claro que queremos que você organize mais cem eventos de sucesso, mas, para a sua marca crescer, esse processo precisa ser feito de forma correta.

Por isso, antes de mais nada, é preciso traçar um planejamento sobre o que você vai fazer para trabalhar a comunicação com as mil pessoas que compareceram. Crie um planejamento de conteúdo a ser enviado para estabelecer boas práticas de comunicação e, consequentemente, obter um relacionamento duradouro.

Tabule os dados dos participantes

Essa estratégia precisa ser realizada antes (por meio de aplicativos e plataformas de inscrição) ou durante o evento (por meio de planilhas online), identificando algumas informações importantes do seu público para criar uma persona:

  • o que ele quer;
  • o que ele procura;
  • quais são os seus medos;
  • o que ele não gosta;
  • quais são os seus desejos e gostos;
  • quais são os seus sonhos;
  • quais são os assuntos de seu interesse;
  • quem influencia suas decisões;
  • que canais mais utiliza para ser contactado.

Somente assim você consegue desenvolver uma comunicação direcionada no pós-evento. Com isso, você pode separar os grupos de acordo com o funil de vendas e enviar conteúdo personalizado para cada etapa do funil.

Avalie o feedback

Para ter uma comunicação assertiva e efetiva com o seu público, você precisa avaliar o feedback, ou seja, compreender o que, na opinião dos participantes, aconteceu de positivo e o que pode ser melhorado para o próximo. Todas as pessoas gostam de dar a sua opinião e ter a certeza de que ela realmente importa!

Provavelmente durante o próprio evento você tenha coletado algumas informações a respeito da percepção do público. Contudo, o ideal é mostrar um pós-evento mais participativo, por meio de uma pesquisa de satisfação.

Aplique uma pesquisa de satisfação

Nada melhor do que saber se o seu evento foi um sucesso perguntando a opinião dos participantes. Essa estratégia é excelente para fazer uma análise geral e conseguir fazer uma boa mensuração de resultados com a opinião pública.

Além disso, caso não tenha dado tempo de mapear o seu público no pré e durante o evento, você pode incluir perguntas pessoais para tabular o seu público. E, para motivar que as pessoas participem da pesquisa, sorteie um brinde entre os participantes que responderem.

Não se esqueça de que, é necessário discutir a mensuração de resultados com toda a sua equipe interna, para que seja apresentadas melhorias para a organização do próximo.

Promova a interatividade nas redes sociais

As redes sociais estão ganhando cada vez mais força no ambiente corporativo. Abuse delas publicando fotos, fazendo gifs e criando vídeos dos participantes, solicitando que eles façam a marcação nas fotos. Esse envolvimento nas redes sociais traz uma repercussão muito boa para o pós-evento.Contudo, não adianta apenas fazer a publicação das fotos, é necessário interagir com as pessoas, comentando, curtindo e respondendo a todas as mensagens recebidas.

Mas atenção! É necessário que tenha um fotógrafo para que as fotos sejam de qualidade e, mesmo assim, revise todas elas antes da publicação para evitar que alguma pessoa esteja em uma cena constrangedora, como por exemplo, comendo, de boca cheia.

Instigue o envolvimento com a empresa gerando conversões

Para ter um pós-evento bem sucedido abuse do marketing de conteúdo para criar experiências inovadoras com os clientes. É uma forma de estabelecer uma comunicação eficiente, prolongando o seu impacto.

Poste um vídeo sobre a palestra, faça uma entrevista exclusiva, crie um grupo de discussão, sorteie algum brinde… Assim você faz com que o participante tenha acesso as suas redes sociais, conheça o seu serviço de newsletter, navegue pelo seu site, confira a agenda, etc. As pessoas precisam sentir a sua presença online e se sentirem envolvidas com a causa, para gerar conversões.

Faça a nutrição de leads

Depois de ter mapeado o público para trabalhar no pós-evento, faça a nutrição de leads mostrando, com regular frequência, que a sua empresa está próximo, nos canais de maior contato, da persona (cliente) .

Para isso é necessário, como citamos anteriormente, fazer o direcionamento dos conteúdos para aumentar o fluxo de nutrição. Somente assim, será possível atingir o objetivo de transformar o lead em um potencial cliente.

Crie condições especiais

Para que seus leads cresçam, crie algumas condições especiais para gerar valor e mais oportunidades para quem participou, por exemplo:

  • desconto no próximo evento empresarial;
  • promoções exclusivas;
  • download de um e-book relacionado ao assunto;
  • sorteio de brindes;
  • prazos estendidos;
  • acesso gratuito a alguma plataforma.

O evento empresarial é uma excelente estratégia para conquistar novos leads e convertê-los em clientes. Gostou deste conteúdo? Então siga nosso Facebook para ter acesso a outros conteúdos exclusivos que te ajudarão no ambiente organizacional.

Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *