Como utilizar o SMS e e-mail a favor da medicina preventiva?

Nos dias atuais, dificilmente encontramos uma pessoa que não tenha acesso mobile. Por isso, as empresas estão cada vez mais investindo em novas tecnologias para se comunicar com o seu público. O SMS e o e-mail são duas excelentes estratégias para serem utilizadas em favor da medicina preventiva.

Isso porque, são inúmeras as vantagens e possibilidades para facilitar a automação da comunicação com esses dois canais. Você pode criar estratégias para fidelizar os clientes, lembrar de uma consulta e, até mesmo, promover conteúdos de qualidade que beneficiem a saúde da população.

Mas, é claro que se você enviar uma mensagem sem planejamento, uma vez ao mês, provavelmente o seu consultório não alcançará resultados.

Você sabe como utilizar SMS e e-mail em favor de sua empresa e quais as vantagens dessa estratégia? Saiba mais com as dicas que preparamos para você!

Melhor comunicação com o paciente

O SMS e o e-mail são dois canais que possibilitam a comunicação de mão-dupla, ou seja, você envia as informações que precisa e a pessoa tem a possibilidade de responder com um questionamento, uma ideia e até mesmo uma reclamação.

Essa alternativa de comunicação direta possibilita a fidelização do consultório. Então, que tal enviar uma mensagem para lembrar o paciente de fazer algo relacionado ao seu bem-estar? Isso faz com que o paciente fique feliz pelo consultório ter se lembrado dele com carinho.

Manter essa comunicação direta com o paciente possibilita até mesmo que o consultório tenha mais feedback de seus pacientes para o seu planejamento estratégico. E, sabemos que eles são essenciais para a mensuração de resultados, não é mesmo?

Maior contato e proximidade

Estabelecer contatos com os pacientes além de quando eles estão em uma consulta ou realizando um exame gera proximidade, pois eles sabem que podem contar sempre com a sua marca.

Portanto, esteja presente diariamente na vida deles e faça com que falem sobre você, espalhem conhecimentos e se engajem com a sua organização.

Além disso, principalmente no caso do e-mail, é possível criar estratégias para integrar, nas mensagens, as mídias sociais de sua empresa, possibilitando que eles compartilhem os seus conteúdos. Assim, a sua taxa de engajamento orgânico se torna mais alta e, consequentemente, torna a sua marca mais conhecida.

Agilidade nos processos

Os canais de comunicação SMS e e-mail promovem mais agilidade nos processos da medicina preventiva. Isso porque elas podem:

  • controlar as agendas;
  • reduzir a taxa de atraso;
  • reduzir a taxa de cancelamentos.

Assim, se um paciente agendou um horário e não pode comparecer, avisará à empresa, possibilitando marcar outro paciente no horário vago.

Possibilita a diversidade de ações estratégicas

O SMS e e-mail podem ser excelentes aliados para promover a saúde e reduzir as falhas na comunicação entre paciente e médico. Existem diversos assuntos que podem ser abordados.

O ideal é fazer um planejamento com as principais dificuldades que o consultório tem e criar estratégias para que esse quadro seja revertido. Por exemplo, se o maior problema é o atraso de consultas, é possível encaminhar mensagens alertando sobre a importância de chegar no horário marcado para promover um bom fluxo diário.

Como não sabemos quais são as suas principais dificuldades, apresentamos diversas maneiras para você utilizar esses canais de comunicação em favor da medicina preventiva. Confira!

Estimular bons hábitos

Não basta apenas enviar mensagens operacionais, é preciso mostrar que a sua empresa quer promover o bem-estar do paciente. Para que a pessoa tenha mais qualidade de vida e evite doenças, é necessário estimular bons hábitos como:

  • alimentação;
  • prática de atividades físicas;
  • visitas ao médico regularmente;
  • beber água.

Essas ações são facilmente esquecidas durante a correria do dia a dia, por isso, nada melhor do que usar os canais de comunicação para lembrá-los sobre a importância de cuidar da saúde.

Alertar sobre calendário de vacinação

Sempre que há uma nova vacina na região, isso precisa ser informado. Mais do que isso: lembrar os pacientes que eles precisam manter o seu calendário de vacinação em dia é fundamental.

É ainda mais eficiente se você tiver mapeado o público da sua lista de contatos. Por exemplo, a Maria tem um filho de 3 anos. Enviar o calendário de vacinação para crianças dessa faixa etária mostra que o seu consultório está preocupado com o bem-estar de toda a sua família.

Enviar dicas de prevenção de doenças

Também é muito importante enviar mensagens em favor da medicina preventiva, como:

  • controle de colesterol;
  • diabetes;
  • intolerância a lactose;
  • doença celíaca;
  • alergias alimentares;
  • sedentarismo.

Outra atitude fundamental é estar atento com as campanhas gerais, como é o caso da prevenção do câncer de mama (Outubro Rosa) e prevenção do câncer de próstata (Novembro Azul).

Além disso, as epidemias que fazem parte da região também devem ser assunto para a pauta de conteúdo, como é o caso da dengue, zika vírus e febre amarela.

Alertar sobre a marcação de exames

Dificilmente uma pessoa marca um exame para o mesmo dia, ou para o dia seguinte. Então, esse intervalo entre a marcação do exame e o dia de comparecer ao consultório pode demorar, inclusive, meses.

Por isso, é fundamental enviar um SMS ou e-mail para lembrar a pessoa, contendo:

  • dia;
  • horário;
  • local do exame;
  • nome do exame;
  • nome do médico.

Assim, as taxas de agendamento e não comparecimento no exame são reduzidas.

Outro caso é utilizar essa tecnologia para lembrar a pessoa que ela precisa agendar os seus exames. Mais eficaz ainda se você tiver um software em seu consultório que contém a ficha completa do paciente: dia que consultou, exames que realizou, data prevista para a próxima consulta e exames.

Assim, você envia um lembrete para a pessoa informando que está na hora de retornar ao médico para avaliar a sua saúde, utilizando esse mecanismo em favor da medicina preventiva.

Enviar novidades

Propagar boas notícias é uma excelente estratégia para que a pessoa cresça na confiança na medicina. Você pode enviar notícias como:

  • novas descobertas científicas;
  • projetos sociais;
  • projetos voluntários da região;
  • campanhas de doação.

As novas tecnologias surgem para auxiliar as empresas na comunicação com os seus pacientes. Utilizar o SMS e o e-mail em favor da medicina preventiva são bons exemplos de como interagir com eles, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar.

Com este post você aprendeu algumas maneiras de como fazer isso de forma eficaz. Você gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para deixar um comentário no post!

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