Como fazer campanhas de matrícula via SMS para escolas?

O período de matrículas é um dos mais importantes para uma escola. Afinal, é nessa fase que são formadas as turmas para o próximo ano e com base nisso é feito todo o planejamento que inclui horários dos professores, alocação de alunos, provisão de recebimentos no fluxo de caixa, etc.

Sabendo dessa importância, aproveitamos o período de início de ano para mostrar para você como pode ser usado o SMS para escolas. Apresentaremos os benefícios e as maneiras de usar a ferramenta no período de matrículas para ajudar sua escola a aumentar o número de matrículas e rematrículas. Vamos lá?

Divulgue ofertas e promoções da escola

Na época das matrículas, faça campanhas de SMS com ofertas e promoções voltadas aos pais dos alunos (de escolas em que os alunos não são responsáveis por suas matrículas).

Uma dica interessante é conectar as promoções às matriculas. Por exemplo, você pode oferecer descontos para quem fizer a matrícula antecipadamente até uma data limite estipulada por você.

É possível também aproveitar para oferecer descontos extras para indicação de novos alunos, condições facilitadas de pagamento da matrícula, desconto no primeiro bimestre para pagamentos à vista, entre outras diversas promoções atreladas a esse período do ano.

Informe tudo sobre o processo via SMS

Utilizar o SMS para informar sobre o processo de matrícula também é uma maneira eficiente de campanha, pois muitas vezes o que as pessoas mais precisam é saber sobre datas, prazos, valores, condições de pagamento e tudo que envolve o assunto.

Você pode por exemplo mandar uma lista dos documentos necessários, um link para matrícula online, um código de barras para pagamento do boleto — inclusive pode alinhá-lo com a promoção de desconto para pagamento antecipado e já mandar o boleto com desconto.

Você pode também enviar SMS com lembretes sobre prazo máximo da reserva de vagas na instituição, confirmação da continuidade do aluno no ano letivo, etc. Esse tipo de ação, além de informar, fideliza o cliente, pois demonstra organização, preocupação e cuidado com ele.

Crie uma comunicação direta e dinâmica

O SMS possui taxa de abertura elevada, permitindo uma eficiência no contato com os responsáveis pela matrícula. Contudo, para o sucesso nesse tipo de campanhas, a comunicação precisa ser feita de forma objetiva e dinâmica.

A comunicação direta diminui o tamanho das mensagens e assim o tempo de envio do SMS. Além disso, é mais garantido que o cliente leia o conteúdo completo da mensagem.

Segmente o envio para mais eficiência

A utilização do SMS permite a segmentação das campanhas antes do envio. Essa funcionalidade permite que você envie campanhas específicas para cada cliente. Ou seja, cada pessoa receberá a comunicação adequada e personalizada, aumentando a eficiência das campanhas.

Sua escola pode, por exemplo, enviar uma campanha para os pais de alunos do ensino médio, outra para os do ensino fundamental, uma para quem já é aluno, outra para um mailing de prospects (banco de dados que reúne clientes em potencial), etc.

Conheça os benefícios da utilização de SMS para escolas

Não é somente nas campanhas de matrícula e rematrícula que uma escola consegue novos alunos e mantém os atuais. Na verdade, o processo de fidelização dos alunos e dos pais é contínuo.

Manter os pais próximos da escola e inteirados das atividades e das vidas de seus filhos é fundamental no processo. Nessa hora, o SMS se torna uma ferramenta de relacionamento muito poderosa. Veja alguns dos benefícios de sua utilização em escolas.

1. Relembrar os pais dos pagamentos

Atualmente, com a correria do dia a dia e o uso constante dos smartphones, as pessoas se tornaram mais adeptas a mensagens do que a telefonemas — em especial quando o assunto é pagamento ou cobranças.

Alguns pais deixam de realizar os pagamentos das escolas de seus filhos por perderem a data limite. Essa situação é ruim para a escola e até mesmo para o cliente, que pode acabar pagando juros.

Ter essa preocupação de relembrar a data de pagamento, enviar o boleto ou o código de barras e até mesmo avisar sobre mensalidades que não foram pagas oferecendo uma nova oportunidade de pagamento é uma praticidade na vida dos responsáveis.

Esse tipo de ação reduz o número de inadimplentes e auxilia no processo de cobrança e negociação. O resultado é mais dinheiro em caixa e menos tempo gasto pela equipe.

2. Enviar convites para reuniões e eventos

Convites enviados por e-mails não costumam ter a mesma força de antigamente. Hoje em dia, com a vida agitada, os bilhetes podem passar despercebidos e os e-mails de convites muitas vezes não são nem abertos.

O SMS permite um maior êxito nos convites para as reuniões e eventos escolares. Essas mensagens curtas, rápidas e de custo relativamente baixo garantem mais eficácia na mensagem. Uma vez que as pessoas estão constantemente com seus celulares por perto e são avisadas com alertas quando recebem uma nova mensagem.

3. Motivar seus alunos

O envio de mensagens motivacionais é uma maneira de ajudar o aluno e fidelizá-lo na escola.

O colégio pode enviar mensagens de acordo com a fase do aluno. Por exemplo, um SMS com um link para uma lista dos principais livros do vestibular do ano seguinte, uma frase relembrando a chegada da feira de ciências e a necessidade de escolher um bom projeto ou até mesmo um lembrete com as datas das provas mensais e bimestrais.

Como você viu, usar o SMS para escolas é uma maneira muito eficaz de estimular os pais de alunos no período de matrículas a antecipar pagamentos, buscar informações para a rematrícula, indicar mais alunos e confirmar a presença do aluno na instituição.

Para ter eficiência utilizando a ferramenta, lembre-se de usar uma linguagem adequada e clara, segmentar o envio de campanhas, oferecer estímulos para efetivação da matrícula.

Agora que você entende melhor sobre o funcionamento das campanhas SMS e sua importância para as matrículas, já pode entrar em contato conosco e conhecer as soluções em SMS que oferecemos. Aproveite o início de ano para trabalhar sua base de contatos. Acesse nosso website e contate-nos!

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