Clientes inadimplentes? Resolva já esse problema!

A inadimplência é um problema que afeta inúmeros negócios, desde os de pequeno e médio porte até as grandes empresas. Entretanto, o que muitos empreendedores já sabem é a possibilidade de reduzir significativamente o número de clientes inadimplentes por meio da adoção de algumas estratégias de gestão focadas na organização do negócio.

Neste artigo você vai descobrir como diminuir o impacto financeiro na sua empresa causado pela falta de pagamento, além de aprender como pequenas mudanças na rotina do seu negócio podem fazer toda diferença na redução da inadimplência. Confira:

Mantenha uma boa comunicação com seus clientes

Antes de pensar nas estratégias que podem ser implementadas no dia a dia da sua empresa, a primeira dica para reduzir o impacto financeiro em razão da inadimplência é a mudança de postura em relação à comunicação mantida com os seus clientes.

Invista em uma boa comunicação e tenha um relacionamento próximo a eles. Isto é muito importante na redução da inadimplência, como já observado por inúmeros gestores que mudaram a prática da comunicação mantida com os seus consumidores.

A proximidade e a segurança que a sua empresa fornece para os clientes são diferenciais que contribuem significativamente para uma relação mais salutar e organizada entre eles.

Confira algumas dicas de como melhorar a relação entre empresa e cliente:

  • esteja atento às necessidades do seu cliente;
  • antecipe os problemas e ofereça soluções personalizadas;
  • invista no pós-vendas;
  • disponibilize várias formas de comunicação (aplicativos, e-mail, telefone etc.);
  • conheça o seu cliente antes de fechar o negócio;
  • mantenha os dados do cliente sempre atualizados.

Otimize os processos internos

Após melhorar a comunicação mantida com o cliente, o próximo passo é a otimização dos processos internos com foco na redução da inadimplência. Vale destacar que esta otimização deve ser pensada com base no resultado, com foco em adotar estratégias que sejam de fato efetivas.

Neste sentido, todos os colaboradores da empresa devem estar alinhados com relação às práticas que devem ser adotadas para cadastramento de clientes, análise de crédito, aprovação de compras e solicitações de parcelamento. 

Normalmente, a maior parte das situações envolvendo clientes inadimplentes poderia ser evitada através da otimização de processos e organização das equipes, que, atuando em harmonia, podem avaliar com mais precisão e fazer as escolhas certas na hora de autorizar a liberação de créditos ou vendas parceladas para clientes em situação de risco de inadimplência.

Tenha acesso facilitado ao histórico dos clientes

Outro fator importante também relacionado à organização interna diz respeito ao acesso ao histórico do cliente. É imprescindível que a empresa tenha um sistema integrado que permita a inclusão de informações sobre os clientes atendidos.

Além dos dados cadastrais, este sistema deve contar com todos os dados e histórico de compras do cliente. Sempre que necessário, os colaboradores da empresa precisam ter acesso a esses dados com rapidez, de tal maneira que este instrumento seja um facilitador na hora de conceder créditos e efetuar vendas.

Um dos grandes problemas de inadimplência está relacionado à dificuldade de organização das informações sobre clientes e a falta de comunicação entre os diversos setores da empresa, por isso a tecnologia e a adoção de um sistema integrado são opções altamente efetivas para resolver o problema.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma excelente aliada na adoção de estratégias de redução de inadimplência, por isto devem ser usadas a favor da sua empresa. As velhas modalidades de cobrança tornam os processos muito lentos e dificultam a comunicação com o cliente, sendo muito menos efetivas do que as modalidades que utilizam a tecnologia como estratégia de ação.

Por isso, repense o seu negócio e comece agora mesmo a usar a tecnologia como uma aliada nos processos internos, otimizando as atividades e garantindo ainda mais eficiência no seu negócio.

Implemente um processo de lembretes de pagamento e cobrança 

Atualmente o mercado de tecnologia oferece diversas opções de sistemas de comunicação e cobrança que podem ser implementados em empresas de diversos segmentos. Busque por soluções que otimizem a sua comunicação com o cliente, trazendo agilidade no diálogo.

Ao implementar um sistema de lembretes e cobrança, você pode agregar diversas funcionalidades, como envio de e-mail, SMS e mensagens de voz, facilitando e auxiliando a comunicação mantida entre a empresa e seus clientes. Ao investir neste tipo de sistema é importante que você conheça o seu negócio e quais são suas necessidades reais.

O Alerta! é uma ferramenta altamente eficiente para ações deste tipo.

Conheça um pouco mais sobre este sistema e busque soluções que garantam agilidade e eficiência para o seu negócio.

Invista na organização do seu negócio

A organização é um fator-chave no combate à inadimplência. Por isso, se a situação está muito complicada, é hora de começar a organizar a sua empresa!

Primeiro, defina um profissional que será responsável pela gestão da carteira de clientes inadimplentes. Este funcionário ficará incumbido por organizar a lista de clientes, os valores devidos e a situação atual da cobrança.

Com a adoção de um sistema como o Alerta! é possível que este colaborador consiga organizar as informações do cliente e dados de cobrança, facilitando o acesso de qualquer outro colaborador que precise manter contato com o cliente.

Após, desenvolva as rotinas de trabalho e mantenha os colaboradores engajados na redução da inadimplência. Acompanhe diariamente as métricas e os resultados alcançados pelos colaboradores.

Outra dica interessante é pensar em estratégias de bonificação para os funcionários que se destacam na cobrança de clientes inadimplentes.

Por fim, crie em seus colaboradores uma rotina de trabalho que se integre ao dia a dia dos mesmos. Invista no treinamento das equipes, na adoção de sistemas tecnológicos integrados, na comunicação facilitada com o cliente e na otimização das tarefas. Com isso você vai perceber uma redução significativa nos clientes inadimplentes e vai melhorar significativamente os resultados financeiros do seu negócio.

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Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

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