Transforme seu cliente em promotor da sua marca!

Você já dormiu pensando nos motivos que levam seu negócio a ter um resultado inferior ao que você espera ? Não importa o que você faz, a realidade é que boa parte do imenso mercado que você precisa alcançar está longe por um motivo simples: ninguém te conhece! Hoje os negócios precisam de fãs e promotores da marca e converter um cliente em promotor da sua marca, concordo, não é uma tarefa fácil.

Saber gerir uma boa comunicação com seus clientes é importante para conseguir transformá-los em promotores da sua marca.

Quer passar de desconhecido para reconhecido e transformar pessoas em fãs e promotores de sua marca?

É o que vamos mostrar a você agora!

Confira:

Invista na comunicação

Comunicação eficiente é crucial.

Invista em meios de comunicação com seus clientes de forma rápida, fácil e com a maior clareza possível, evitando ruídos, principalmente em ambientes digitais.

Construa relacionamento do seu negócio com seus clientes por meio da disponibilização da informações gratuitas, relevantes e tempestivas em um ou mais canais de comunicação.  

Invista também num bom Fale Conosco, que atenda dúvidas e necessidades dos clientes com prontidão, sempre com linguagem cordial.

Se interesse pelas questões do seu cliente e aprenda com elas.

No caso de atendimento telefônico, tenha uma equipe comunicativa e simpática.

Forneça treinamentos para que os funcionários estejam engajados em ajudar e solucionar os problemas dos clientes.

E claro, dê a autonomia necessária para isso. Atendentes precisam ter a liberalidade necessária para resolver os problemas e só acionar outros setores quando, de fato, não houver solução possível neste nível.

Também é importante, antes de responder a qualquer questão, que você tenha em mente que a franqueza deve vir em primeiro lugar.

Enrolar o cliente com respostas vagas não ajudará a passar uma boa imagem da sua empresa, pelo contrário.

Em todas as conexões com seu cliente, avalie o uso de um processo automatizado de comunicação e o Alerta! pode ajudá-lo.

Seja fiel ao Branding

Ter uma boa estratégia de branding com certeza ajudará a converter clientes em promotores.

Hoje, um cliente se engaja com um negócio quando seus valores são compatíveis com os da empresa.

Deixe claro qual o propósito da empresa e declare seu posicionamento em relação a quem ela é, o que ela faz, porque ela faz e para quem ela faz de forma a atrair os clientes que se identificam com ela.

Algumas características de branding que trarão relevância para sua marca são: boa identidade de marca, posicionamento, experiência de compra, atendimento e todo o conjunto de ações que constituirão a imagem que o mundo enxerga e entende da sua marca.

Tenha uma equipe engajada 

Montar uma equipe é relativamente fácil.

Engajá-la e fazer participar de forma ativa na empresa é outra história.

Da mesma forma que seus clientes, sua equipe precisa estar alinhada com os valores da sua empresa.  

São eles os primeiros promotores de marca e é sua responsabilidade fazer com que eles “vistam a camisa” da empresa.

Lembre-se que eles são a linha de frente de seu negócio e representam exatamente o que você acredita.

Você e sua equipe são a corrente que gira o negócio. Quebre um elo e não sairá do lugar.

Respeito, franqueza, oportunidades, trabalho colaborativo, bonificação, descontração, entre outras técnicas geram um ambiente com alta motivação e produtividade.

O resultado disso serão ótimas vendas e um atendimento único ao cliente.

Invista também em treinamentos, principalmente na área de comunicação, marketing e atendimento.

Além disso, automatize tudo que for possível e concentre o uso da sua equipe naquilo que realmente trará encantamento para o cliente. O Alerta! foi feito pra isso.

Use (e muito!) as redes sociais

Pesquisas apontam que 80% das pessoas acreditam no que leem nas redes sociais.

Ou seja, boas recomendações da sua empresa em redes sociais podem significar muitos clientes acreditando no que você faz.

A importância de um perfil social ativo é que a quantidade de pessoas que as utilizam para busca de soluções para seus problemas é imensa. 

E, por isso, um depoimento de insatisfação na página da empresa pode causar um reboliço gigante e prejudicar sua imagem!

Assim, faça das redes sociais suas amigas.

Publique conteúdos interessantes para seus clientes de acordo com o perfil de cada grupo de clientes.

Fique atento aos comentários e responda-os de prontidão (e linguagem apropriada!).

Realize campanhas para chamar a atenção do público-alvo sobre assuntos importantes para eles.

Essas são algumas das estratégias de sucesso possíveis por meio destes canais.

Reconheça e resolva os erros

Assim como é importante estabelecer uma comunicação eficiente com os clientes, quando houver problemas, e eles acontecerão, reconheça de pronto a falha e apresente soluções imediatamente.

Ou seja, reconheça os erros, informe os motivos, mostre o que será feito para resolvê-lo e entregue a solução.

Outra sugestão importante é um canal do tipo Reclame Aqui.

Isso centraliza o problema e transforma uma reclamação em oportunidade.

Comunique todas as etapas da solução do problema por meio de mensagens curtas para o cliente.

Dê publicidade a este canal e mostre suas avaliações.  As avaliações, independente de seu grau, dão credibilidade ao negócio.

Na prática, reclamações resolvidas significam que a sua empresa se preocupa com os clientes.

Quer um exemplo: se o problema foi em algum processo de atendimento, apresente os motivos do problema, mostre o que você fez para que não se repita e ofereça algo que recompense o cliente em função do problema.

Uma boa prática é enviar um cartão com um pedido de desculpas junto a um cupom de desconto ou um brinde, um mimo, isso pode significar muito para seu cliente.

Um simples gesto como esse marca a relação entre sua empresa e seu cliente de forma positiva, mesmo a partir de um problema.

Ofereça benefícios

O cliente já está engajado com a empresa, é fiel, adquire produtos e serviços regularmente e divulga sua marca para seus amigos.

E agora, o que fazer para ele se sentir especial?

Ofereça alguns benefícios por ser um promotor da marca, dê atenção quando ele compartilhar algum post nas redes sociais da empresa, agradeça, seja participativo.

Envie brindes junto com suas compras, ofereça descontos, ingressos para determinado espetáculo.

Enfim, existem diversas maneiras de se mostrar agradecido e fazer o cliente se sentir especial.

Entender o gosto e o comportamento dos clientes ajudará neste tipo de estratégia, fique atento!

Viu só? O relacionamento com clientes não é, nem de longe, uma ciência exata.

Por isso, quanto mais você estudar o comportamento do cliente, mais chances terá de transformá-lo em promotor da marca.

Ainda tem alguma dúvida ou sugestões sobre o assunto?

Deixe um comentário no post e vamos conversar!

Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

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