Automação da comunicação: melhorando a relação entre médico e paciente

Atualmente, é comum que empresas que possuem uma forte imagem institucional sejam aquelas que investem em uma comunicação clara e acessível, criando proximidade entre marca e cliente. Esforços nesse sentido aumentam a credibilidade e a visibilidade no mercado, além de tornar a atividade mais escalável e aumentar a retenção de usuários.

Para empreendimentos na área da saúde, esses fatores ficam ainda mais evidentes. Por se tratar de uma área com protocolos específicos em que as ações impactam diretamente no bem estar do paciente, é necessário o estabelecimento de laços de confiança mútua.

É nesse cenário que surgem as ferramentas, cada vez mais humanizadas, com foco na automação de processos de comunicação interativos.

A partir das soluções de automação da comunicação, é possível mapear todo o processo que está sendo estabelecido com o paciente e identificar as oportunidades de relacionamento com os clientes.

Quer saber mais sobre como a automação da comunicação pode melhorar a relação entre médicos e pacientes? Então fique com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é automação da comunicação?

É o processo que utiliza softwares e tecnologia para automatizar tarefas de gestão, comunicação e relacionamento com os clientes. Com a automação da comunicação, é possível simplificar tarefas que demandam muito tempo para serem executadas. Isso permite aos profissionais que gastem o seu tempo com atividades complementares e o planejamento e execução de um atendimento eficiente para seus pacientes. 

Como agregar valor utilizando tecnologia e boa comunicação?

Com a disseminação da internet e dispositivos móveis, o acesso a informação foi ampliado. Esse fator impactou diretamente na relação que temos com a nossa própria saúde. Nos dias de hoje, os pacientes estão mais informados e exigentes e com um dia a dia cada vez mais corrido.

Nesse cenário, as ferramentas de automação da comunicação surgem para facilitar os processos de interação no cotidiano. SMS, push de notificações, solicitação de feedback, SAC, resultados disponíveis online e agendamento de consultas e exames por meio de aparelhos eletrônicos têm se tornado habituais para a interação entre médicos e pacientes.

Com as facilidades diárias para acessar os serviços disponíveis, os laços são estreitados, fazendo com que não apenas uma nova consulta ou exame seja realizado, mas que eles ocorram de forma constante. Isso porque são construídos laços de confiança e respeito entre a instituição e o paciente.

Além da valorização da relação, é factível a redução de custos na conversão de leads em clientes. Isso acontece em razão de ser muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo. E que clientes satisfeitos são uma ótima propaganda gratuita para as empresas ao indicar e engajar novos pacientes.

Contudo, os pacientes não são os únicos a se beneficiarem da automação da comunicação! Tanto clínicas, postos e hospitais, quanto recepcionistas e até equipes médicas colhem as vantagens desse processo.

Uma comunicação eficaz nas instituições de saúde colabora para reduzir a ocorrência de erros e pode ser considerada peça-chave em diferentes processos, como troca de plantão entre equipes e registros do prontuário do paciente. A organização de agendas desde profissionais individuais até equipes e departamentos inteiros também é fundamental para se obter melhores resultados.

Quais são os processos para obter resultados eficazes?

Para alcançar as metas e os objetivos estipulados, não basta apenas implementar soluções de automação da comunicação. Resultados efetivos demandam um conhecimento prévio do processo de comunicação do relacionamento entre médico e paciente.

É preciso que sejam estipuladas todas as fases de atendimento desde o primeiro contato do paciente até o estágio final. São exemplos de processos completos que podem ser aperfeiçoados:

  • agendamento de consulta, exame, retorno;
  • lembretes com o dia e o horário;
  • lembretes informando cancelamentos em razão de urgências ocorridas;
  • resultados de exame disponibilizados online;
  • automação de SMS, voz e emails com o objetivo de enviar conteúdos relevantes para educar pacientes;
  • conteúdos promocionais e recomendações específicas após determinados procedimentos.

Mas é importante lembrar que é preciso levar em consideração o processo realizado em uma instituição de saúde específica. A partir de então, se torna viável realizar um planejamento para alinhar as ferramentas e funcionalidades disponíveis com os objetivos que estão sendo esperados.

Compreenda os procedimentos utilizados e análise as ferramentas disponíveis. Com esse método, ficará mais claro para a empresa quais as expectativas que estão sendo desejadas com a automação da comunicação.

Esse estudo inicial terá influência no paciente que receberá uma comunicação baseada em comportamentos mapeados e processos já utilizados, proporcionando uma comunicação clara, direta, eficiente e que poderá evitar choques e uma readaptação total do cliente à empresa.

Quais são as ferramentas para automação da comunicação?

Até o momento conversamos sobre o que é o processo de automação da comunicação, algumas de suas principais vantagens e quais os passos iniciais para sua implementação.

Mas quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para sua empresa impactar positivamente o relacionamento de médicos e pacientes?

Algumas das principais ferramentas utilizadas para realizar a comunicação com o cliente são:

  • SMS: o SMS é uma boa alternativa corporativa para a confirmação de consultas e lembretes, pois deixa registrada a mensagem no celular do paciente, que pode consultá-la facilmente;
  • e-mail: mais utilizado para mensagens mais longas, como conteúdos de ações de inbound marketing, informe de promoções e recomendações.
  • redes sociais: utilizadas para a divulgação da marca em campanhas digitais, as redes sociais também podem ajudar no atendimento dos clientes via mensagens inbox que podem funcionar como SAC;
  • chats: caso o desejo seja expandir e criar um sistema de SAC em diferentes plataformas, como no site da empresa, as soluções de chats são uma boa opção. Chats funcionam como SAC e agendamentos de consultas de forma muito eficiente;
  • aplicativos: os aplicativos são as soluções mais completas, porém demandam o maior investimento. Com os aplicativos todas as informações, agendamentos, SAC, resultados online e recomendações, podem estar consolidadas em uma mesma plataforma.
  • Whatsapp: apesar de não existir uma formalização sobre as informações que estão sendo trocadas, o Whatsapp tem sido muito utilizado para o agendamento de consultas e exames. Assim como lembretes de consultas e informações de cancelamento;

Existem diversas soluções de automação da comunicação disponíveis no mercado. Para escolher a que melhor se enquadra para sua empresa, basta alinhar objetivos, estratégias que serão desenvolvidas e ponderar o uso de ferramentas que permitem o uso de mais de um canal (SMS, E-mail e Voz). 

E você, já utiliza alguma dessas ferramentas na comunicação com os pacientes? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua experiência!

Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
Integrando e-mail, SMS e Voz em uma trilha de passos, o Alerta! se comunica de forma automática e ininterrupta com milhares de clientes, fazendo o trabalho de dezenas de posições de atendimento, sem intervenção humana e sob gestão direta do nosso cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *