Atendimento ao cliente: por que investir em uma comunicação de qualidade?

Por incrível que pareça, é comum uma empresa contar com profissionais qualificados em termos técnicos, mas que apresentam uma grande dificuldade de abordar corretamente os consumidores. Hoje, a comunicação de qualidade com clientes é essencial para qualquer tipo de negócio.

Não se trata apenas de uma questão de educação e bom senso, mas também de procurar mais eficiência nos serviços.

Quando um cliente é devidamente atendido, as possibilidades de haver uma reclamação são bem menores.

Se um empregado ou um gestor perdem muito tempo para resolver uma demanda por falha de comunicação, a produtividade da equipe fica prejudicada.

Neste post, vamos destacar as formas de expor as informações para o consumidor, os benefícios proporcionados a uma organização ao apresentar os dados com clareza para o público-alvo e a importância de investir em uma solução de comunicação integrada para melhorar o relacionamento com os clientes. Confira!

Conheça modelos para se comunicar com o cliente

Quando o foco é expandir as vendas, as empresas, em geral, adotam uma comunicação proativa.

Nesse caso, a organização entra em contato com o consumidor em potencial para oferecer serviços, divulgar promoções, fazer pesquisas de satisfação e incentivar a fidelização.

Outra forma de relacionamento com o público-alvo é a comunicação ativa.

Nela, o cliente procura a companhia para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, elogiar, sugerir melhorias e fazer uma reclamação.

Independentemente do contexto, as empresas devem se planejar para se relacionarem bem com os clientes.

Assim, será mais fácil prestar um atendimento de alto nível e conquistar resultados mais expressivos.

Veja as vantagens da comunicação de qualidade com clientes

Como já dizia um velho ditado popular: “Quem não se comunica se trumbica.” No mundo corporativo, essa frase tem bastante sentido. Afinal, os fregueses não gostam de receber informações erradas ou serem enganados.

Pensando nisso, vamos apresentar 3 vantagens proporcionadas por uma comunicação eficiente. Acompanhe:

1. Dinamizar as atividades do SAC

Implantar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) apenas para registrar reclamações e resolvê-las é um equívoco estratégico que afeta o desempenho de uma organização.

Já pensou em destinar alguns atendentes para perguntarem aos consumidores como estão usando os produtos adquiridos?

Essa medida consiste no famoso pós-venda e pode ser feita em 2 ou 3 dias após o recebimento da mercadoria.

Além disso, é uma excelente oportunidade para tirar dúvidas e melhorar o relacionamento com o público-alvo.

A iniciativa ainda contribui para oferecer novos serviços e destacar promoções que podem ser de interesse dos fregueses.

Com certeza, a comunicação proativa possibilita não apenas diminuir o número de reclamações, mas também dinamizar o trabalho do SAC. 

2. Fazer a experiência de compra ser mais agradável

A concorrência acirrada e o nível de exigência elevado dos clientes fazem com que as empresas procurem alternativas para conquistar os consumidores.

Uma delas é o overdelivering (técnica que consiste em superar as expectativas do público-alvo).

Ter serviços ou produtos de qualidade e apresentar preços interessantes são ações vitais para uma organização se manter no mercado, mas é preciso sempre inovar.

Você pode estar se perguntando qual a relação entre a comunicação e a inovação. 

A resposta é que uma empresa que sabe se comunicar com os fregueses tem mais condições de ouvi-los e de encontrar maneiras de aperfeiçoar os serviços.

Por exemplo, uma rede de farmácias manda uma pesquisa por e-mail para os clientes que frequentaram o estabelecimento no dia anterior.

No questionário, há um espaço para sugestões e críticas.

Aproveitando a oportunidade, um consumidor sugere que sejam oferecidos descontos para os fregueses mais fiéis em um dia da semana.

Ao implantar essa medida, a organização mostra que está disposta a inovar e a se relacionar com os consumidores.

Inegavelmente, uma boa comunicação ajuda a fortalecer a marca e a torná-la mais competitiva no mercado. 

3. Aperfeiçoar o serviço dos entregadores

O trânsito complicado e uma grande demanda são fatores que tornam muito difícil o trabalho dos entregadores.

Se houver menos problemas com a entrega de mercadorias, as chances desses profissionais prestarem um serviço de qualidade serão bem maiores.

A receita para tornar a rotina de um entregador menos complicada é simples: ter uma boa comunicação com o cliente. 

Os entregadores devem ser comunicados que os fregueses já estão no local combinado ou que não poderão receber a mercadoria no prazo estipulado.

Dessa forma, eles apenas vão se dirigir para outras residências em que os consumidores já estarão esperando. 

Isso não é complicado de ser feito: basta usar o SMS — opção simples de comunicação que não exige um grande investimento. Com planejamento e organização, é fácil tornar o atendimento mais ágil e eficiente.

Você já imaginou os gastos mensais de uma empresa devido a erros na entrega? É importante pensar nisso para evitar esse problema e reduzir custos desnecessários. 

Uma boa solução é adotar a comunicação proativa.

Afinal, comunicar-se corretamente é também muito bom para a saúde financeira do negócio.

Aposte em recursos tecnológicos para melhorar o atendimento

Para sobreviver no mercado, é indispensável adotar a tecnologia no cotidiano de uma empresa.

Se você quer compreender o comportamento dos consumidores e se comunicar com o público-alvo de maneira inteligente, a recomendação é investir num software CRM (Customer Relationship Management).

Esta ferramenta é responsável por gerenciar diversas informações de um cliente, como:

  • histórico de compras;
  • ticket médio;
  • itens adquiridos com mais frequência;
  • cadastro de demandas (dúvidas, reclamações e sugestões); e
  • dados pessoais (nome, telefone, e-mail, endereço etc.).

Caso essas informações sejam disponibilizadas para setores como marketing, vendas, financeiro e call center, é viável proporcionar um atendimento personalizado por meio de uma comunicação mais direcionada às necessidades dos fregueses. 

Isso ajuda a fechar negócios e a resolver eventuais problemas com mais facilidade, o que influencia no processo de fidelização e no aumento da credibilidade da marca.

É fácil perceber que a tecnologia é uma grande aliada para elevar a produtividade dos funcionários e a satisfação dos consumidores.

Se você tem dúvidas ou experiências para compartilhar em relação à comunicação de qualidade com clientes, deixe o seu comentário neste post.

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Sobre Alerta!

O Alerta! é a 1a. plataforma de comunicação interativa e multicanal brasileira inovando a forma como empresas se relacionam desde 2011.
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