A importância da comunicação para o engajamento do funcionário

Melhora na produtividade e no ambiente organizacional da empresa. Estes são apenas alguns dos ganhos que um bom planejamento de comunicação traz para uma organização. 

Mas, o papel da comunicação vai além. Ele envolve planejar, estruturar e criar objetivos e metas para que a empresa, por meio da motivação e do engajamento dos colaboradores, possa alcançar êxito e sucesso. 

Por meio de suas práticas e ferramentas, a comunicação contextualiza e mantém os funcionários cientes do que está acontecendo na organização. É por ela também que os conceitos organizacionais são passados e perpetuados.

Sinergia e integração entre as áreas da empresa e, consequentemente, entre o público externo, também são resultados possíveis com uma mensagem bem construída. A eficácia da comunicação permite que todos os envolvidos no processo corporativo se integrem em prol do desenvolvimento e crescimento do negócio.

Importância da comunicação no seu ambiente de trabalho

Comunicar-se é uma competência necessária para o ser humano e, claro, no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Não importa qual área de atuação ou segmento do negócio, ter uma boa comunicação é essencial para uma empresa prosperar e ser competitiva no mercado atual.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas tendências no mercado, ter um domínio da comunicação tornou-se vital. Além disso, manter seus colaboradores informados e envolvidos com o que está acontecendo dentro da empresa é uma ótima maneira de mantê-los engajados e empenhados. 

No ambiente de trabalho, uma boa comunicação pode ser extremamente útil em diversos momentos. Veja alguns abaixo:

  • transmitir informações importantes para os funcionários;
  • alinhar processos com colaboradores internos e externos;
  • repassar tarefas;
  • motivar e engajar colaboradores.

Como implementar a comunicação no seu ambiente de trabalho

Você deve levar em consideração que um processo de comunicação só é eficaz quando a mensagem é compreendida pelo receptor. Para isso, entender as características do seu público e adequar a sua linguagem a ele é essencial para o sucesso da sua informação.

Para que não haja falhas, separamos alguns fatores que devem ser pensados durante o processo de elaboração de uma mensagem de comunicação. 

1. Use o canal mais adequado

Você terá vários assuntos para passar e informar seus colaboradores, por isso, decidir o canal adequado para abordar cada um deles é essencial para a eficácia da informação que está sendo passada. 

Você tem inúmeros recursos à sua disposição: informativos, newsletter, quadro de avisos, e-mail marketing, intranet, sem contar a comunicação face a face que não pode, de jeito algum, ser deixada de lado. 

Analisar a sua informação é o primeiro passo para decidir a melhor maneira de abordá-la com os seus colaboradores. O funcionário destaque do mês, por exemplo, pode vir facilmente em um informativo ou no quadro de avisos.

Já algo relacionado ao aumento de salário ou a bonificações merece uma abordagem mais delicada e direta, sendo preferível uma comunicação face a face.

2. Passe feedbacks

Dar retorno para os seus colaboradores é fundamental. Além de motivá-los elencando o que eles têm feito de bom no trabalho, esse é o momento de alinhar e definir ações de melhoria, ouvindo e dando opiniões, buscando sempre enriquecer o desenvolvimento e crescimento da organização e, também, do seu colaborador. 

Quando você valoriza o seu funcionário ouvindo o que ele tem a dizer, você abre espaço e cria uma comunicação clara e construtiva entre vocês.

Além disso, para que o líder tenha sucesso em seus processos, ele precisa de profissionais cada vez mais focados e empenhados, e os feedbacks ajudam nesse sentido.

O retorno permite que gestor e empregado reconheçam e corrijam falhas, tornando os procedimentos mais assertivos e eficazes.

3. Seja um bom ouvinte

A maioria das pessoas ignora uma das principais qualidades de um bom comunicador: saber ouvir. 

Parar um momento para ouvir o outro é uma ótima maneira de criar vínculos e valorizar a sua opinião, respeitando e apreciando o que ele tem a dizer. Não subestime esses momentos. A partir de pequenas conversas você pode encontrar soluções para alguns problemas que nem imaginava. 

4. Conheça seu público

Entender e conhecer seu público é fundamental para a eficiência da comunicação no ambiente de trabalho. Compreender o seu nível de linguagem e o que lhe interessa, por exemplo, é um meio de organizar e planejar uma melhor abordagem do conteúdo que será oferecido a ele. 

Em uma empresa de grande porte, por exemplo, em que há uma grande parte de funcionários trabalhando em fábricas e outra grande parte em escritórios administrativos, é importante calibrar o tipo, a linguagem e o meio de conteúdo que será preparado para eles.

Não adianta nada ter vários canais com conteúdos super bem produzidos, se eles não estão em sintonia com o seu público-alvo, não é mesmo?

5. Escolha o discurso e o momento certo

Saber como passar uma informação é vital para evitar problemas de percepções ou reações ambíguas. 

O tom de voz, a postura, a escolha de palavras, tudo isso influenciará na hora em que você estiver conversando com os seus colaboradores, por isso, preste muita atenção a isso. 

Pode parecer bobagem, mas não é. Principalmente, em momentos de crise, a escolha de palavras motivacionais e alegres na hora dos discursos, a postura e a expressão do rosto podem garantir reações positivas e mais abertas, mesmo se as notícias não forem tão animadoras assim. 

Se necessário, peça a ajuda de um profissional.

6. Seja direto

Ser direto não significa ser grosseiro. Na hora de passar informações, ser claro e objetivo é uma maneira de transmitir segurança e certeza aos seus colaboradores.

Por muitas vezes, falar sobre mudanças, novos procedimentos ou até mesmo na hora de esclarecer dúvidas dos empregados quanto a benefícios e outros bônus, ser direto e claro é essencial.

Como a comunicação contribui para a motivação no ambiente de trabalho

A comunicação pode ter contornos motivacionais e ajudar a engajar os colaboradores quando ela traz em si um foco nas pessoas, sendo usada como ferramenta de aproximação e relacionamento, muito eficaz nos conceitos de comunicação interna.

A comunicação interna é responsável por informar aos colaboradores da empresa tudo o que acontece relacionado aos seus processos, sejam eles organizacionais, financeiros, operacionais, entre outros. 

É por meio da comunicação interna que as principais informações chegam a todos os funcionários da empresa. Esse processo pode ocorrer de duas maneiras: vertical (de cima para baixo, ou seja, dos líderes para os subordinados) ou horizontal (entre funcionários com o mesmo nível gerencial).

Além de engajar, motivar e manter o seu público sempre informado e por dentro do que acontece na empresa, a comunicação interna, quando bem feita, cria no colaborador o sentimento de pertencimento. 

Esse sentimento influencia diretamente na produtividade e nos índices de rotatividade da organização, fatores que interferem muito no crescimento da empresa. 

Investir em um planejamento estruturado e eficaz é compreender a importância da comunicação para o ambiente de trabalho e os benefícios que ela pode trazer para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

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